Equilid 200 Mg com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Blanver Farmoquimica E Farmaceutica S.a. - 53359824000119
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Sulpirida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O EQUILID é um medicamento neuroléptico (utilizado para tratamento psiquiátrico ou de doenças mentais) à base de sulpirida indicado no tratamento da esquizofrenia.

  • Como este medicamento funciona?

    EQUILID pode atuar de dois modos: bloqueando os receptores de dopamina (neurotransmissor) pós-sinápticos, de modo a diminuir sua ação, e bloqueando também os receptores de dopamina auto-inibitórios pré-sinápticos, aumentando a quantidade de neurotransmissor na fenda sináptica (espaço anatômico do tecido nervoso, por onde percorre o estímulo nervoso). Tal ação pré-sináptica é dominante em baixas concentrações teciduais do fármaco, o que pode explicar seu efeito antidepressivo em baixa posologia.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos: pacientes com alergia à sulpirida ou a qualquer componente da fórmula; pacientes com tumor dependente de prolactina, como prolactinomas ou câncer de mama; pacientes com diagnóstico ou suspeita de feocromocitoma; amamentação; utilização concomitante com levodopa ou medicamentos antiparkinsonianos; porfiria aguda.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A sulpirida pode induzir o prolongamento do intervalo QT (alteração no eletrocardiograma relacionado aos batimentos do coração), aumentando o risco de arritmias ventriculares graves. Deve ser usada com cuidado em pacientes com fatores de risco para acidente vascular cerebral. Como outros neurolépticos, pode ocorrer Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), uma complicação potencialmente fatal. Informe ao médico caso tenha febre de origem desconhecida, pois pode ser um sinal precoce de SNM. Aumenta o risco de desenvolvimento/agravamento dos sintomas extrapiramidais e deve ser usada somente quando absolutamente necessário em pacientes com mal de Parkinson ou demência por corpos de Lewy. Pacientes idosos com psicose relacionada à demência têm risco aumentado de morte. Casos de tromboembolismo venoso foram reportados e EQUILID deve ser utilizado com cuidado caso tenha fatores de risco. A sulpirida pode aumentar os níveis de prolactina; recomenda-se monitoramento em pacientes com histórico de câncer de mama. Deve-se ter cuidado com pacientes com diabetes mellitus ou histórico de epilepsia. Em caso de comportamento agressivo, pode ser administrado com um sedativo. EQUILID deve ser utilizado com cautela em pacientes com glaucoma, íleo paralítico ou retenção urinária. Pacientes hipertensos devem ser monitorados adequadamente. O uso é contraindicável durante a gravidez e em mulheres que amamentam.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A sulpirida pode causar o prolongamento do intervalo QT, aumentando o risco de arritmias ventriculares graves, como Torsades de Pointes. Além disso, pode ocorrer a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), caracterizada por elevação anormal da temperatura corporal, rigidez muscular e disfunção do sistema nervoso autônomo. Há também relatos de convulsões, leucopenia, neutropenia e agranulocitose, além de risco aumentado de tromboembolismo venoso e efeitos adversos em neonatos expostos durante a gravidez. A sulpirida deve ser usada com cuidado em pacientes idoso, diabéticos, portadores de glaucoma, entre outros.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.