EQUILID é um medicamento neuroléptico a base de sulpirida indicado no tratamento da esquizofrenia.
Como este medicamento funciona?
EQUILID pode atuar de dois modos: bloqueando os receptores de dopamina (neurotransmissor) pós-sinápticos, de modo a diminuir sua ação, e bloqueando também os receptores de dopamina auto inibitórios pré-sinápticos, aumentando a quantidade de neurotransmissor na fenda sináptica (espaço anatômico do tecido nervoso, por onde percorre o estímulo nervoso). Tal ação pré-sináptica é dominante em baixas concentrações teciduais do fármaco, o que pode explicar seu efeito antidepressivo em baixa posologia.
Quando não devo usar este medicamento?
EQUILID não deve ser utilizado nos seguintes casos: pacientes com alergia à sulpirida ou a qualquer componente da fórmula; pacientes com tumor dependente de prolactina, por exemplo, prolactinomas da glândula pituitária e câncer de mama; pacientes com diagnóstico ou suspeita de feocromocitoma; amamentação; utilização concomitante com levodopa ou medicamentos antiparkinsonianos; porfiria aguda.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A sulpirida pode induzir o prolongamento do intervalo QT (alteração no eletrocardiograma relacionado aos batimentos do coração), aumentando o risco de arritmias ventriculares graves como Torsades de Pointes. Deve ser usada com cuidado em pacientes com fatores de risco para acidente vascular cerebral e pode ocorrer Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), característica de elevação anormal da temperatura corporal e rigidez muscular. Pacientes com Parkinson ou demência devem evitar o uso devido ao aumento do risco de sintomas extrapiramidais. Pacientes idosos tratados com antipsicóticos têm risco de morte aumentada. Há relatos de tromboembolismo venoso; cautela em casos de diabetes, histórico de epilepsia, glaucoma, insuficiência renal, e deve ser monitorado em idosos com hipertensão. Deve ser evitado durante a gravidez e a amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
EQUILID deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A sulpirida pode causar o prolongamento do intervalo QT, aumentando o risco de arritmias ventriculares graves, como Torsades de Pointes. Pode ocorrer a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), caracterizada por elevação da temperatura corporal, rigidez muscular e disfunção do sistema nervoso autônomo. Há risco de desenvolvimento/agravamento dos sintomas extrapiramidais, e casos de convulsão foram relatados. Também pode ocorrer leucopenia, neutropenia e agranulocitose. Em pacientes com histórico de glaucoma, íleo paralítico, retenção urinária, aumento da próstata, hipertensão, ou aqueles que são idosos, EQUILID deve ser utilizado com cautela. Pode aumentar os níveis de prolactina e não é recomendado durante a gravidez nem na amamentação. Pacientes podem apresentar sedação e alteração na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem
ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.