Esalerg Gotas é indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica, como coriza (corrimento nasal), espirros, prurido nasal (coceira no nariz), ardor e prurido ocular (coceira nos olhos), lacrimejamento, prurido do palato (coceira no céu da boca) e tosse (relacionada à asma alérgica em crianças de 6 a 12 anos). Esalerg Gotas também é indicado para alergias da pele, como urticária (erupções avermelhadas na pele que causam coceira).
Como este medicamento funciona?
Esalerg Gotas impede que a histamina (substância causadora da alergia) consiga agir, bloqueando sua ação no local da alergia e evitando a inflamação decorrente da resposta alérgica, e assim combate os sintomas da rinite alérgica intermitente e persistente, da urticária e de outras alergias.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Esalerg Gotas se você já teve algum tipo de alergia ou alguma reação incomum a um dos componentes da fórmula do produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Resposta:
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir automóveis e de operar máquinas. Esalerg Gotas pode agravar convulsões preexistentes e deve ser administrado com cuidado em pacientes epilépticos. O uso durante a gravidez e a amamentação não é recomendado, a menos que os benefícios potenciais sejam maiores que os riscos potenciais para o feto. Não é recomendado para mulheres que estejam amamentando. A segurança e a eficácia em crianças menores de 6 meses não foram estabelecidas. Deve-se ter cautela em pacientes com histórico de convulsões. O ajuste de dosagem pode ser necessário em casos de insuficiência hepática e insuficiência renal.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
Esalerg Gotas é indicado para uso oral e deve ser utilizado independentemente da alimentação de acordo com a idade do paciente, como segue:
Idade: 6 a 11 meses - Dosagem: 16 gotas, 1 vez ao dia
Idade: 1 a 5 anos - Dosagem: 20 gotas, 1 vez ao dia
Idade: 6 a 11 anos - Dosagem: 40 gotas, 1 vez ao dia
Idade: Maior de 12 anos - Dosagem: 80 gotas, 1 vez ao dia
A dose terapêutica máxima diária recomendada para Esalerg Gotas varia de acordo com a faixa etária, sendo:
1 mg (16 gotas) para crianças entre 6 e 11 meses;
1,25 mg (20 gotas) para crianças entre 1 e 5 anos;
2,5 mg (40 gotas) para crianças entre 6 e 11 anos;
5 mg (80 gotas) para crianças acima de 12 anos e adultos.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esqueceu de tomar uma dose (dose omitida), tome na mesma dosagem (quantidade em gotas) o mais breve possível ou aguarde o horário da próxima dose caso o horário da dose seguinte esteja próximo e continue a orientação do seu médico. Não dobre a dose do medicamento em caso de esquecimento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, do seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas mais frequentes são: cefaleia (dor de cabeça), fadiga (sensação de cansaço), boca seca. Casos raros de reações alérgicas (incluindo anafilaxia – um tipo de reação alérgica) e erupções cutâneas (manchas e borbulhas na pele), taquicardia (coração acelerado), palpitações (alteração dos batimentos cardíacos), hiperatividade psicomotora (estado de agitação física e mental), convulsões, elevações das enzimas hepáticas (aumento na dosagem de algumas substâncias produzidas pelo fígado), hepatite (inflamação no fígado) e aumento da bilirrubina também podem ocorrer (aumento na dosagem de uma substância produzida pelo fígado). Reações muito comuns que ocorreram em ≥ 1/10: infecção das vias respiratórias superiores, febre, tosse, diareia, irritabilidade e cefaleia (dor de cabeça). Reações comuns (> 1/100 e < 1/10): sonolência, bronquite, otite média aguda (inflamação no ouvido), vômito, fadiga, náusea (enjoo), rinorreia (corrimento nasal), f
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você utilizar grande quantidade de Esalerg Gotas, deve procurar atendimento médico imediatamente. Não foram observados efeitos clinicamente relevantes mesmo em doses elevadas, mas recomenda-se que um profissional de saúde avalie a situação.