Espinheira Santa Herbarium é usada tradicionalmente para auxiliar no alívio da má digestão e como coadjuvante no tratamento de gastrite e úlcera do estômago e duodeno.
Como este medicamento funciona?
Espinheira Santa Herbarium atua como regulador das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica.
Quando não devo usar este medicamento?
Pessoas com histórico de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Este produto é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade e alergia a extratos de espinheira santa ou outras plantas da família Celastraceae. Este produto é contraindicado para menores de doze anos de idade, durante a amamentação e a gravidez, visto que pode diminuir a secreção de leite e pode provocar contrações uterinas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este produto é contraindicado para pessoas com histórico de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. É também contraindicado durante amamentação e gravidez, pois pode diminuir a secreção de leite e provocar contrações uterinas. Além disso, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico em casos de hipersensibilidade ao produto. Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. A administração concomitante de espinheira santa com bebidas alcoólicas e outros medicamentos não é recomendada, pois não existem estudos sobre as interações medicamentosas deste fitoterápico. Caso os sintomas persistam, ou reações indesejadas apareçam, interrompa o uso e procure orientação do profissional de saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Espinheira Santa Herbarium deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e da umidade. O prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho. Para sua segurança, guarde o produto na embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
As cápsulas duras devem ser ingeridas inteiras e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas. A posologia recomendada é de duas cápsulas, via oral, três vezes ao dia, de oito em oito horas. Este produto não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma doses deste produto, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação. Em caso de dúvidas, procure orientação de profissional de saúde.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não foram relatados, até o momento, reações adversas sérias ou que coloquem em risco a saúde dos consumidores. Podem ocorrer, apesar de raros, casos de hipersensibilidade. Neste caso, suspender o uso e procurar orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Plantas ricas em taninos, como a espinheira santa, quando usadas em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato. Em caso de uso de grande quantidade deste produto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou folheto informativo, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.