O Exforge HCT é usado para o tratamento da pressão alta em pacientes cuja pressão sanguínea não é adequadamente controlada com uma combinação dupla de medicamentos que reduzem a pressão, ou para pacientes que fazem uso associado dos anti-hipertensivos em comprimidos isolados e queiram tomar apenas um comprimido com todos os três componentes. O controle da pressão elevada proporciona a redução dos riscos de se desenvolver doenças como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e danos à retina dos olhos.
Como este medicamento funciona?
O Exforge HCT contém três princípios ativos: o anlodipino (um antagonista do cálcio que atua no relaxamento arterial), a valsartana (um bloqueador do receptor de angiotensina II que reduz a pressão arterial) e a hidroclorotiazida (um diurético que ajuda a eliminar sal e água), que atuam de diferentes maneiras para controlar a pressão arterial sanguínea. Após a administração oral, os picos das concentrações plasmáticas dos três componentes são alcançados em 6-8 horas para o anlodipino, 3 horas para a valsartana e 2 horas para a hidroclorotiazida.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Exforge HCT ®: • Se você for alérgico (hipersensível) a anlodipino, valsartana, hidroclorotiazida, às sulfonamidas ou a qualquer outro componente deste produto listado no começo desta bula; • Se você estiver grávida ou pretende engravidar; • Se você tiver dificuldade de produzir urina (anúria); • Não utilize o medicamento se você tem alto nível de açúcar no sangue e tem diabetes mellitus tipo 2 e está tomando alisquireno, um medicamento utilizado para diminuir a pressão arterial. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Exforge HCT não deve ser utilizado se você for alérgico a anlodipino, valsartana, hidroclorotiazida, às sulfonamidas ou a qualquer outro componente deste produto. É contraindicado durante a gravidez e amamentação, e em pacientes com dificuldade de produzir urina (anúria) ou que tenham diabetes mellitus tipo 2 e estejam tomando alisquireno.
Antes de usar, informe seu médico se você tem: distúrbios renais ou hepáticos, se está tomando um diurético, se tem diabetes, histórico de lúpus eritematoso, baixos níveis de potássio ou magnésio, altos níveis de cálcio ou ácido úrico, se sofre de insuficiência cardíaca ou se tem história de infarto do miocárdio. Exames sanguíneos podem ser necessários para monitorar sua saúde durante o tratamento.
Se apresentar tontura, desmaio, ou mudanças na visão, informe imediatamente seu médico. Cuidados especiais devem ser tomados para proteger a pele contra a exposição solar excessiva.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O Exforge HCT deve ser tomado por via oral, e o uso é indicado para tratamento da pressão alta em pacientes cuja pressão sanguínea não está adequadamente controlada. Siga cuidadosamente todas as orientações de seu médico, pois elas podem diferir das informações gerais contidas na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O Exforge HCT ® pode causar reações alérgicas como inchaço na face e na garganta. Também pode apresentar efeitos colaterais como tontura, desmaios, diminuição da visão ou dor no olho, que podem ser sintomas de aumento da pressão no olho. O tratamento a longo prazo com hidroclorotiazida pode aumentar o risco de câncer de pele não-melanoma. É importante monitorar a função renal e a pressão arterial regularmente. Se houver histórico de insuficiência renal, doenças cardíacas ou câncer de pele, o uso deve ser informado ao médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?