A ezetimiba é indicada para reduzir a quantidade de colesterol e de triglicérides no seu sangue. O colesterol é uma das várias substâncias gordurosas encontradas na corrente sanguínea e a ezetimiba ajuda a reduzir os níveis de esteroides vegetais em pacientes com sitosterolemia.
Como este medicamento funciona?
A ezetimiba age ao reduzir a absorção do colesterol no intestino delgado, enquanto outros hipolipemiantes como as estatinas e o fenofibrato diminuem o colesterol de maneira diferente; eles agem no fígado. Portanto, a ezetimiba aumenta o efeito redutor do colesterol das vastatinas e do fenofibrato.
Quando não devo usar este medicamento?
Pacientes com hipersensibilidade (alérgicos) a ezetimiba ou a qualquer um de seus componentes não devem utilizar este produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante que continue a tomar ezetimiba diariamente conforme prescrito pelo seu médico. Mesmo tomando medicamentos para tratar o colesterol alto, é importante que seu colesterol seja medido regularmente. Além disso, é importante que você conheça seus níveis atuais de colesterol e os níveis que deve obter. Gravidez e Amamentação: se estiver grávida ou planeja engravidar, ezetimiba pode não ser o medicamento correto para você. Se estiver amamentando, ezetimiba pode passar do seu leite para o seu bebê. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano: O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Idosos: não há precauções especiais. Uso pediátrico: a ezetimiba não é recomendada para crianças com menos de 6 anos de idade. Dirigir ou Operar Máquinas: foram relatados efeitos adversos com ezetimiba que podem afetar sua capacidade de dirigir ou operar máquinas. Problemas Clínicos ou Alergias: informe ao seu médico quaisquer doenças (incluindo doença hepática ou problemas hepáticos [relativos ao fígado]) ou alergias atuais ou passadas. Interações Medicamentosas: você deve sempre informar seu médico sobre todos os medicamentos que estiver tomando ou planeja tomar, incluindo aqueles adquiridos sem receita médica. Atenção: Contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Adultos e crianças acima de 6 anos de idade: tome um comprimido de 10 mg por via oral diariamente, em qualquer horário do dia. A ezetimiba pode ser ingerida com ou sem alimentos. Se seu médico prescreveu ezetimiba com estatinas ou fenofibrato, você pode tomar ezetimiba no mesmo horário em que for tomar o outro medicamento. Caso tenha sido prescrita ezetimiba com colestiramina, esta deve ser tomada pelo menos duas horas antes ou quatro horas depois da ingesta do sequestrante do ácido biliar. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Tente tomar ezetimiba conforme prescrito. Entretanto, se esquecer de tomar uma dose, reinicie o esquema usual tomando um comprimido por dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Nos estudos clínicos, ezetimiba foi em geral bem tolerada. Os efeitos adversos geralmente foram leves e semelhantes em tipo e frequência aos efeitos adversos observados em pacientes que receberam placebo (comprimido que não contém medicamento). Em geral, os efeitos adversos não provocaram a interrupção do tratamento com ezetimiba. Quando ezetimiba foi usada isoladamente, foram relatados os seguintes efeitos adversos: Comuns: dor abdominal; diarreia; flatulência (gases); sensação de cansaço. Incomuns: elevações nos exames de sangue da função hepática (transaminases) ou muscular (CK); tosse; indigestão; azia; náusea; dor nas articulações; espasmos musculares; dor no pescoço; diminuição do apetite, dor, dor torácica, sensação de calor, fogacho; pressão arterial elevada. Além disso, quando tomad a com uma estatinas, foram relatados os seguintes efeitos adversos: Comuns: elevações nos exames de sangue da função hepática (transaminases); dor de cabeça; dor, músculos doloridos ou fraqueza muscular. Incomuns: sensação de formigamento; boca seca; coceira; erupção cutânea; urticária; dor nas costas; fraqueza muscular; dor nos braços e pernas; cansaço ou fraqueza incomuns; inchaço, especialmente das mãos e dos pés. Ao ser utilizado com fenofibratos, o seguinte efeito adverso foi relatado: Comum: dor abdominal. Além disso, foram relatados os seguintes efeitos adversos no uso geral: reações alérgicas (que podem exigir tratamento imediato), incluindo inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta que possa causar dificuldade para respirar ou engolir, erupções cutâneas, urticária; problemas graves da pele;
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de ezetimiba, você deve procurar imediatamente seu médico. Embora os estudos clínicos mostrem que ezetimiba foi em geral bem tolerada, em doses excessivas, podem ocorrer efeitos adversos mais graves, como dor muscular, fraqueza muscular e outros problemas sérios relacionados à função hepática. É importante nunca usar medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois isso pode ser perigoso para a sua saúde.