FEMIGESTROL é destinado ao tratamento do câncer de mama avançado.
Como este medicamento funciona?
O mecanismo pelo qual o acetato de megestrol produz seus efeitos no tratamento do câncer de mama não está bem esclarecido.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado a pacientes que já apresentaram hipersensibilidade (reações alérgicas) ao acetato de megestrol ou a qualquer outro componente da formulação deste medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
FEMIGESTROL deve ser utilizado com cautela em pacientes com câncer de mama metastático ou recorrente, que requer monitoramento próximo. Não é recomendado para outros tipos de câncer que não o de mama. Pacientes que já apresentaram tromboflebite devem usar o medicamento com precaução. Há relatos de exacerbação de diabetes preexistente com a utilização de FEMIGESTROL. Durante o tratamento, métodos contraceptivos devem ser empregados, e o uso por mulheres grávidas ou lactantes deve ser evitado, exceto sob orientação médica. A segurança em crianças não foi estabelecida e deve-se ter cuidado ao prescrever a pacientes idosos devido a possíveis disfunções hepáticas, renais ou cardíacas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
FEMIGESTROL comprimidos é indicado para o tratamento de câncer de mama, sendo recomendada a seguinte dose: 160 mg/dia (1 comprimido/dia). É recomendado um período de pelo menos dois meses de tratamento contínuo. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Para segurança e eficácia desta apresentação, FEMIGESTROL não deve ser administrado por vias não recomendadas. A administração deve ser somente pela via oral.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
As doses esquecidas não devem ser compensadas. Se você esquecer uma dose de FEMIGESTROL, você deve reiniciar o tratamento com a dose prescrita e consultar seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de FEMIGESTROL pode causar os seguintes males: aumento de peso associado ao aumento de apetite; tromboflebite e embolia pulmonar; náuseas, vômitos, edema, sangramento espontâneo do útero, dispneia, dor, insuficiência cardíaca, hipertensão, fogachos, alteração do humor, faces cushingóides, agravamento tumoral, hiperglicemia, alopecia, Síndrome do túnel do carpo, diarreia, letargia, erupções na pele. Possíveis complicações incluem intolerância à glicose, novos casos de diabetes e insuficiência da glândula adrenal. Recomenda-se atenção especial em pacientes com histórico de tromboflebite e diabetes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?