Femina é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você engravide. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa.
Como este medicamento funciona?
Femina é um anticoncepcional oral combinado (pílula combinada). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de dois diferentes hormônios femininos: o desogestrel (um progestagênio) e o etinilestradiol (um estrogênio). Por causa das pequenas quantidades de hormônios, este medicamento é considerado um anticoncepcional oral de dose baixa. Como todos os comprimidos da cartela contêm os mesmos hormônios na mesma dose, ele é considerado um anticoncepcional oral combinado monofásico.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Femina se você apresentar qualquer condição relacionada a seguir: trombose em um vaso sanguíneo, ataque cardíaco, derrame cerebral, distúrbio da coagulação do sangue, se passou por cirurgia de grande porte e está com restrição de movimentos, enxaqueca com aura, diabetes melito com alterações dos vasos sanguíneos, pancreatite, icterícia, câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais, tumor no fígado, sangramento vaginal não explicado, e alergia a qualquer ingrediente da fórmula. Esse medicamento é contraindicado durante a gravidez ou suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não use Femina se você apresentar qualquer condição relacionada a seguir. Se alguma delas se aplicar ao seu caso, informe ao seu médico antes de iniciar o uso deste medicamento. O seu médico poderá recomendar o uso de outro tipo de pílula ou um método anticoncepcional totalmente diferente (não hormonal). Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições: - Se tem ou teve um coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo da perna, dos pulmões (embolia) ou outras partes do corpo. - Se tem ou teve um ataque cardíaco ou derrame cerebral. - Se tem ou teve alguma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (tais como angina do peito ou dor no peito) ou derrame (tais como uma crise isquêmica transitória ou pequeno derrame reversível). - Se tem um distúrbio da coagulação do sangue (por exemplo, deficiência de proteína C). - Se passou por uma cirurgia de grande porte (por exemplo, uma operação) e está com restrição de movimentos por um longo período. - Se tem (ou teve) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”. - Se tem diabete melito com alterações dos vasos sanguíneos. - Se tem um fator de risco grave, ou vários fatores de risco para desenvolver trombose, isso também pode ser uma razão para não usar este medicamento. - Se tem ou teve pancreatite (inflamação do pâncreas) associada com concentrações elevadas de substâncias gordurosas no sangue. - Se tem icterícia (pele amarelada) ou tem (teve) doença grave do fígado e seu fígado ainda não está funcionando normalmente. - Se tem ou teve câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais (por exemplo, câncer de mama ou dos órgãos genitais). -
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Femina é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições: se tem ou teve um coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo da perna, dos pulmões (embolia) ou outras partes do corpo; se tem ou teve um ataque cardíaco ou derrame cerebral; se tem um distúrbio da coagulação do sangue; se tem (ou teve) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”; se tem diabete melito com alterações dos vasos sanguíneos; se tem ou teve pancreatite; se tem icterícia; se tem (ou teve) câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais; se tem algum sangramento vaginal não explicado; se tem alergia a quaisquer ingredientes da fórmula deste medicamento. O uso de Femina também é contraindicado durante a gravidez ou suspeita de gravidez.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?