FERROPURUM ® é destinado ao tratamento de deficiência de ferro em pacientes anêmicos.
Como este medicamento funciona?
FERROPURUM ® age como antianêmico em casos de deficiência de ferro, reabastecendo o organismo com este elemento, indispensável para a formação da hemoglobina.
Quando não devo usar este medicamento?
O produto não deve ser usado por pacientes alérgicos a medicamentos à base de ferro, bem como por aqueles que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não deve ser utilizado por pacientes portadores de anemias que não sejam causadas por deficiência de ferro e nem em situações de sobrecarga férrica ou distúrbios da utilização de ferro. Além disso, deve-se ter cuidado especial na administração do produto em pacientes que sofrem de infecções crônicas, infecções agudas, alergia, asma, eczema, distúrbios hepáticos ou renais. No 1º trimestre de gravidez este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
FERROPURUM ® nunca deverá ser aplicado no músculo. O tratamento deve ser iniciado com uma dose reduzida de teste para se determinar a sensibilidade do paciente. Suporte para ressuscitação cardiopulmonar deve estar disponível. Para evitar a sobrecarga de ferro e seus possíveis efeitos colaterais, é recomendado a critério do médico, um protocolo individual para cada paciente, levando em consideração os níveis de hemoglobina e ferritina anteriores ao tratamento. Deverá ser administrado com cuidado em pacientes com histórico de asma brônquica, eczema, outras alergias ou reações alérgicas a outras preparações de ferro, deficiência de ácido fólico e pacientes com infecções agudas ou crônicas. Pode ocorrer hipotensão se a injeção for administrada rapidamente. A solução não deve ser utilizada caso a ampola apresente precipitações em seu interior. Amamentação: recomenda-se cautela quando administrado a lactantes. Gravidez: no 1º trimestre não deve ser utilizado sem orientação médica. No 2º e 3º trimestres, somente com orientação médica ou do cirurgião dentista. Pacientes com insuficiência renal/hepática devem receber o medicamento com cuidado. Não deve ser administrado junto com outros compostos orais de ferro e deve-se evitar a administração concomitante de inibidores da ECA.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar este medicamento em temperatura ambiente entre 15ºC e 30ºC. O armazenamento inadequado do produto poderá levar à formação de sedimentos visíveis a olho nu. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A posologia de FERROPURUM deverá ser determinada individualmente, conforme a necessidade total de ferro, levando-se em conta três fatores: 1) Grau de deficiência de ferro (em mg); 2) Peso do paciente (em kg); e 3) Reserva necessária de ferro. Para determinar a dose total (em mL) para um tratamento completo, pode-se utilizar as fórmulas indicadas na bula. Se a dose total necessária exceder a dose única máxima permitida, a administração deve ser dividida. A dose total administrada não deve exceder a dose calculada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento FERROPURUM não deve ser usado por pacientes alérgicos a medicamentos à base de ferro ou que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Cuidados especiais devem ser tomados na administração em pacientes com infecções crônicas, infecções agudas, alergias, asma, eczema, distúrbios hepáticos ou renais. Pode ocorrer hipotensão se a injeção for administrada rapidamente. Adicionalmente, o uso no 1º trimestre de gravidez não é recomendado sem orientação médica. No 2º e 3º trimestres de gravidez, o uso deve ser feito com cautela e orientação profissional.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Para evitar a sobrecarga de ferro e seus possíveis efeitos colaterais, é recomendado que, em caso de uso excessivo, se considere um protocolo individual para cada paciente, levando em conta os níveis de hemoglobina e ferritina anteriores ao tratamento. Caso você ou alguém tenha usado uma quantidade maior do que a indicada, é essencial informar o médico imediatamente.