• Home
  • Bulas
  • Finasterida EMS 1MG com 30 Comprimidos

Finasterida EMS 1MG com 30 Comprimidos

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Queda de Cabelo
  • Princípio ativo: Finasterida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Seu médico prescreveu finasterida porque você tem calvície de padrão masculino (também conhecida como alopecia androgênica). A finasterida aumenta o crescimento capilar no couro cabeludo e previne a queda de cabelo adicional em homens. A finasterida é indicada para uso apenas em homens e não deve ser utilizada por mulheres ou crianças.

  • Como este medicamento funciona?

    A finasterida atua no couro cabeludo, reduzindo especificamente os níveis de di-hidrotestosterona (DHT), que é a principal causa da queda de cabelo de padrão masculino. Ao fazer isso, a finasterida ajuda a reverter o processo da calvície, promovendo o aumento do crescimento capilar e prevenindo perdas adicionais de cabelo.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser usado por pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres e crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. A doação de sangue é contraindicada durante o tratamento com finasterida, devido ao dano que ele pode causar à pessoa que receber o sangue.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Resposta:

    Informe ao seu médico sobre qualquer problema médico que você tenha ou tenha tido e sobre qualquer tipo de alergia. Mudanças de comportamento e humor ocorreram com a finasterida, incluindo tristeza extrema (depressão), ferimentos auto-infligidos (autoagressão) e pensamentos suicidas (ideação suicida), que podem persistir mesmo após a interrupção do tratamento. Informe seu médico se você já teve essas mudanças de comportamento e humor antes. Ele deve verificar sua saúde mental antes, durante e após o tratamento com finasterida. Se você se sentir triste, quiser se machucar ou acabar com sua própria vida, ou se outras pessoas ao seu redor perceberem mudanças em seu comportamento, descontinue o tratamento e busque ajuda médica imediatamente.

    Gravidez e amamentação: A finasterida é indicada apenas para o tratamento de homens com calvície de padrão masculino. Mulheres grávidas ou que possam engravidar não devem usar finasterida. Também não devem manipular os comprimidos triturados ou quebrados de finasterida, pois isso pode causar anormalidades nos órgãos sexuais do feto masculino. Se uma mulher grávida entrar em contato com o ingrediente ativo de finasterida, um médico deverá ser consultado.

    Uso pediátrico: A finasterida não deve ser utilizada por crianças.

    Dirigir ou operar máquinas: A finasterida não deve afetar sua capacidade de conduzir veículos ou operar máquinas.

    Interações medicamentosas: A finasterida geralmente não interfere com outros medicamentos. No entanto, você deve sempre informar seu médico sobre todos os medicamentos que estiver tomando ou planeja tomar, incluindo os obtidos sem prescrição médica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30° C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Tome um comprimido de finasterida diariamente, com ou sem alimentos. Siga a orientação de seu médico. A finasterida não agirá mais rápido, ou melhor, se você tomar mais de uma vez por dia. Você deve tomar apenas um comprimido por dia. É importante que você tome a finasterida pelo tempo prescrito por seu médico. O efeito a longo prazo de finasterida se mantém apenas enquanto você estiver utilizando o medicamento. A calvície de padrão masculino é uma condição que se desenvolve por um longo período de tempo. Em geral, o uso diário por três meses ou mais pode ser necessário antes que você perceba o aumento do crescimento ou prevenção de perdas adicionais do cabelo. O uso contínuo de finasterida é recomendado para se obter máximo benefício. Se você parar de tomar finasterida, provavelmente, em 12 meses após a interrupção do tratamento, você perderá o cabelo que ganhou com o tratamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar este medicamento, tome um comprimido de finasterida diariamente, com ou sem alimentos. É importante que você tome a finasterida pelo tempo prescrito por seu médico. Não tome mais de uma vez por dia, pois a finasterida não agirá mais rápido ou melhor se você aumentar a dose. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento finasterida pode causar mudanças de comportamento e humor, incluindo tristeza extrema (depressão), ferimentos causados por se machucar intencionalmente (autoagressão) e pensamentos suicidas (ideação suicida), que podem persistir mesmo após a interrupção do tratamento. É fundamental informar seu médico caso você tenha ou tenha tido essas mudanças. Além disso, o medicamento é contraindicado para mulheres e crianças, e mulheres grávidas ou que possam engravidar não devem usá-lo, devido ao risco de anormalidades nos órgãos sexuais do feto do sexo masculino.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de finasterida, é importante descontinuar o uso e buscar ajuda médica imediatamente. A bula menciona que a finasterida não agirá mais rápido ou melhor se você tomar mais de uma vez por dia, portanto, é fundamental seguir a orientação de seu médico quanto à posologia. Caso ocorram efeitos colaterais ou mudanças de comportamento, como tristeza extrema, é necessário procurar suporte médico.