Fluir ® é utilizado no tratamento de problemas respiratórios em asma e outras doenças que envolvam as vias aéreas, como bronquite crônica e enfisema, que pode ser chamado de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Como este medicamento funciona?
Fluir ® contém uma substância ativa chamada fumarato de formoterol di-hidratado. Ele pertence a um grupo de medicamentos chamado “broncodilatadores” ou “beta-agonistas de longa duração”. Cada cápsula dura de Fluir ® contém 12mcg de fumarato de formoterol di-hidratado e é para ser usado no inalador fornecido. Fluir ® facilita a respiração através da abertura de pequenas passagens de ar nos pulmões, ajudando-os a permanecer relaxados e abertos por aproximadamente 12 horas. Se Fluir ® for utilizado conforme a orientação do seu médico, você deve ficar livre dos sintomas tanto durante o dia como durante a noite.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Fluir se você é alérgico (hipersensível) ao formoterol ou a qualquer outro componente da formulação listado no início desta bula. Se isto se aplica a você, avise seu médico sem utilizar Fluir. Se você acha que pode ser alérgico, consulte seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante seguir cuidadosamente todas as instruções do seu médico ou farmacêutico, pois elas podem diferir das informações contidas nesta bula. Advertências e precauções incluem: ter alguma doença do coração, pressão alta, hipertireoidismo, aneurisma, distúrbios cardíacos, diabetes, e feocromocitoma. Informe seu médico ou farmacêutico imediatamente se sentir algum desses sintomas durante o tratamento. Em caso de falta de ar ou chiado no peito, continue usando o Fluir, mas consulte seu médico o quanto antes. Não engula as cápsulas – elas devem ser utilizadas para inalação. Se você tem asma, não use Fluir como seu único medicamento; deve ser usado apenas com um Corticosteroide Inalatório. Tenha cuidado se está bem controlado com um Corticosteroide Inalatório. Não inicie ou aumente a dose durante uma crise de asma. Sempre tenha um medicamento beta 2-agonista de curta duração para tratar os sintomas repentinos da asma. Isso é especialmente relevante porque um aumento na dose não deve ser usado para tratar uma exacerbação.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Fluir deve ser utilizado por inalação conforme a orientação do seu médico. As cápsulas duras não devem ser engolidas – elas devem ser usadas apenas para inalação do conteúdo com o inalador fornecido. É importante não usar Fluir como seu único medicamento para asma e usá-lo sempre em conjunto com um Corticosteroide Inalatório (CI). Além disso, não utilize outra medicação que contenha beta 2-agonista de longa duração enquanto estiver usando Fluir.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar Fluir, continue usando o medicamento regularmente, mas não tome uma dose extra para compensar a dose esquecida. Se você tiver dúvidas ou dificuldades, consulte seu médico sobre como proceder.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Em alguns estudos clínicos com fumarato de formoterol di-hidratado, graves crises de asma foram observadas. Além disso, o tratamento com Fluir pode levar a um aumento dos níveis de açúcar no sangue e a redução do nível de potássio no sangue, tornando o paciente mais suscetível a anormalidades no ritmo cardíaco. É importante monitorar esses níveis, especialmente se você tem asma grave. Informe seu médico ou farmacêutico imediatamente se sentir sintomas como falta de ar ou chiado no peito durante o tratamento com Fluir.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não utilizar Fluir como seu único medicamento para asma. Em caso de uso excessivo, consultar o médico imediatamente. Não inicie o tratamento ou aumente a dose durante uma crise de asma. Informe seu médico se sentir falta de ar ou chiado no peito enquanto usa Fluir.