Flutinol Colirio 5ML

  • Fabricante: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. - 44734671000151
  • Categoria: Olhos
  • Princípio ativo: Fluormetolona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Flutinol ® é indicado para o tratamento de condições alérgicas e inflamatórias da conjuntiva palpebral e bulbar, córnea e segmento anterior do olho que respondem aos esteroides.

  • Como este medicamento funciona?

    Flutinol ® atua bloqueando certas substâncias naturais do corpo que causam coceira, dor, vermelhidão e inchaço dos olhos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes. Também é contraindicado nos casos de infecções bacterianas agudas dos olhos não tratadas, ceratite (inflamação da córnea) por herpes simples, varíola, varicela e outras infecções virais do olho; doenças micóticas (por fungos) das estruturas oculares; infecções oculares por microbactéria. Além disso, não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    - O uso prolongado de corticosteroide tópico oftálmico pode resultar em hipertensão ocular e/ou glaucoma, com lesão no nervo óptico, redução na acuidade visual e defeitos no campo visual, e formação de catarata subcapsular posterior. Se você estiver sob tratamento prolongado, sua pressão intraocular deve ser verificada rotineiramente e com frequência. Isso é especialmente importante em pacientes pediátricos, pois o risco de hipertensão ocular induzida pode ser maior em crianças.

    - O risco de pressão intraocular aumentada e/ou formação de cataratas induzidas por corticosteroide é aumentado em pacientes predispostos, como aqueles com diabetes.

    - Os efeitos colaterais de corticosteroides, como inchaço ao redor do tronco e ganho de peso, podem ocorrer quando absorvidos pelo sangue. Converse com seu médico se você tiver inchaço e ganho de peso.

    - Os corticosteroides podem reduzir a resistência e ajudar no estabelecimento de bactérias, fungos ou infecções virais. Deve-se suspeitar de infecção fúngica em pacientes com úlcera de córnea persistente que receberam ou estão recebendo corticosteroides.

    - Corticosteroides oftálmicos tópicos podem retardar a cicatrização de feridas da córnea. O uso concomitante de AINEs e esteroides tópicos pode aumentar o potencial de problemas de cicatrização.

    - Pac

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar o produto em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C) e proteger da luz. O prazo de validade do medicamento é de 24 meses, a partir da data de fabricação impressa da embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

  • Como devo usar este medicamento?

    AGITE BEM ANTES DE USAR. Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. O medicamento já vem pronto para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio. Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. Se uma gota cair fora do olho, tente novamente. Feche a pálpebra após a administração e pressione um dedo no canto dos olhos próximo ao nariz por 1 minuto. Isto ajuda a impedir que o medicamento atinja outras partes do corpo e aumenta o efeito nos olhos. Se estiver usando outros medicamentos oculares, aguarde pelo menos 5 minutos entre eles. Pomadas oftálmicas devem ser administradas por último. A dose usual é de 1 a 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), 4 vezes ao dia. Durante as primeiras 48 horas a dose pode ser aumentada para 2 gotas a cada 2 horas. Se não ocorrer melhora após duas semanas, consultar o médico. Deve-se tomar cuidado para não interromper o tratamento prematuramente. Feche bem o frasco depois de usar.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar FLUTINOL, deve aplicar a dose recomendada assim que lembrar. Caso a próxima dose esteja próxima, desconsidere a dose esquecida e retorne ao esquema posológico habitual. Não utilize uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Se não ocorrer melhora após duas semanas, consulte o médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso prolongado de corticosteroide tópico oftálmico, como Flutinol, pode resultar em hipertensão ocular e/ou glaucoma, com lesão no nervo óptico, redução na acuidade visual e defeitos no campo visual, além de formação de catarata subcapsular posterior. Os efeitos colaterais de corticosteroides podem ocorrer quando são absorvidos pelo sangue, resultando em inchaço ao redor do tronco e no rosto com ganho de peso. É importante também ressaltar que os corticosteroides podem reduzir a resistência e ajudar no estabelecimento de bactérias, fungos ou infecções virais e podem mascarar os sinais clínicos da infecção. O uso em pacientes com úlcera de córnea persistente deve ser monitorado para suspeita de infecção fúngica. Além disso, os corticosteroides podem retardar a cicatrização de feridas da córnea.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.