FOSTAIR ® é indicado para o tratamento do estreitamento das vias aéreas e da dificuldade de respirar associada a doenças das vias aéreas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). FOSTAIR ® deve ser usado por pacientes com asma cuja condição clínica não é suficientemente aliviada pelo uso de corticosteroides inalados e broncodilatadores de ação curta, ou que respondem bem ao tratamento envolvendo inaladores com corticosteroides e broncodilatadores de ação prolongada. Também está indicado no tratamento regular de pacientes com DPOC grave, com sintomas frequentes e história de exacerbações.
Como este medicamento funciona?
FOSTAIR é um medicamento que contém duas substâncias ativas: o dipropionato de beclometasona e o fumarato de formoterol. O dipropionato de beclometasona pertence ao grupo de medicamentos chamado corticosteroides e age diminuindo a inflamação das vias aéreas. O fumarato de formoterol é um broncodilatador de ação prolongada que ajuda a aumentar o calibre das vias aéreas. Juntos, os dois princípios ativos facilitam a respiração ao aliviar a broncoconstrição nas vias aéreas. A ação do fumarato de formoterol ocorre rapidamente, de 1 a 3 minutos após a inalação, enquanto o efeito sinérgico dos dois princípios ativos só será percebido após alguns dias de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar o medicamento se for alérgico aos princípios ativos ou quaisquer componentes da formulação. Caso você seja sensível ao álcool, este produto é contraindicado. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Com o propósito de se obter um efeito terapêutico total e eficaz do tratamento, torna-se indispensável que você siga rigorosamente as instruções relativas à forma de inalação de FOSTAIR. Sempre utilize FOSTAIR exatamente como indicado pelo seu médico. Procure seu médico ou o farmacêutico caso você tenha dúvidas. É importante você consultar seu médico regularmente. Ele fará exames para garantir que você está utilizando a dose ideal de FOSTAIR e ajustará seu tratamento à dose mais baixa que melhor controle seus sintomas. Sob nenhuma circunstância você deve mudar a dose sem primeiro conversar com seu médico. Se achar que o medicamento não está sendo eficaz, sempre converse com seu médico antes de aumentar a dose. Não reduza a dose ou suspenda a medicação sem orientação do seu médico. Mesmo ao se sentir melhor, não pare de tomar FOSTAIR ou reduza a dose. Se quiser fazê-lo, converse com seu médico. É muito importante que você use FOSTAIR regularmente mesmo se não apresentar mais sintomas. Se achar mais difícil respirar após usar o inalador, pare de usá-lo imediatamente e procure assistência médica. Se seus sintomas piorarem ou se tornarem mais difíceis de controlar, você deve ser examinado por seu médico. Sua doença pode ter piorado e seu médico pode precisar alterar sua dose ou prescrever outro medicamento. Precauções: como os corticosteróides podem apresentar propriedades imunossupressoras, caso você tenha recebido vacina recentemente, informe o seu médico. Sempre informar o médico, nos casos de: doença cardíaca grave, pressão arterial alta, diabetes mellitus, e outras condições específicas. Caso você tenha utilizado altas doses de corticosteróides inalados por períodos longos, pode ser necessário o aumento de dose de corticosteróides habitualmente utilizados em situações de emergência. Alguns estudos científicos têm indicado que o formoterol, um dos componentes presentes no
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para obter um efeito terapêutico total e eficaz do tratamento com FOSTAIR, é indispensável seguir rigorosamente as instruções relativas à forma de inalação do medicamento. Sempre utilize FOSTAIR exatamente como indicado pelo seu médico. É importante consultar regularmente o médico, que fará exames para garantir que você está utilizando a dose ideal. Não mude a dose sem conversar com seu médico. Utilize FOSTAIR regularmente, mesmo se não apresentar mais sintomas. Se seus sintomas piorarem ou se tornarem mais difíceis de controlar, procure seu médico imediatamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de FOSTAIR pode causar efeitos colaterais como: tonturas, fadiga, paralisias, falta de ar, dor muscular, obstipação intestinal e cãibras devido à hipocalemia (redução do nível de potássio no sangue). Além disso, o formoterol pode aumentar o risco de morte relacionado à asma. É importante informar ao médico sobre alterações na visão que podem incluir catarata, glaucoma ou outras doenças.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você achar que o medicamento FOSTAIR não está sendo eficaz, sempre converse com seu médico antes de aumentar a dose. Sob nenhuma circunstância você deve mudar a dose sem primeiro conversar com seu médico. Se notar que sua condição piorou, como dificuldade para respirar. ou se o seu inalador de “resgate” não melhorar seus sintomas, procure seu médico imediatamente. É muito importante que você use FOSTAIR regularmente mesmo se não apresentar mais sintomas.