GANFORT é indicado para tratamento de pacientes com glaucoma ou que apresentam hipertensão ocular (pressão nos olhos aumentada).
Como este medicamento funciona?
GANFORT ® é uma associação medicamentosa que contém duas substâncias que agem de modo diferente para reduzir a pressão aumentada nos olhos, em indivíduos com glaucoma ou hipertensão ocular. O medicamento começa a agir logo após a instilação (aplicação nos olhos).
Quando não devo usar este medicamento?
GANFORT é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula, pacientes com doenças respiratórias reativas, incluindo asma brônquica ou história de asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; em pacientes com problemas no coração, tais como bradicardia sinusal, síndrome do nódulo sinusal, bloqueio nodal sino-atrial, bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro grau não controlado por marcapasso, insuficiência cardíaca evidente e choque cardiogênico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
GANFORT ® deve ser usado com cautela em pacientes com inflamação intraocular ativa (por exemplo: uveíte), pois pode ocorrer agravamento da inflamação. O edema macular, incluindo edema macular cistóide, tem sido relatado durante o tratamento. Este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes afácicos, em pacientes pseudofácicos com cápsula do cristalino posterior lacerada, ou em pacientes com fatores de risco conhecidos para edema macular. Foi observado o aumento da pigmentação da íris após o tratamento com GANFORT ®, podendo causar um efeito permanente. A alteração da pigmentação é devida ao conteúdo de melanina aumentado nos melanócitos. Alterações na coloração da íris podem não ser notadas por vários meses a anos. Também foi relatado aumento da pigmentação dos tecidos periorbitais e escurecimento dos cílios. Há possibilidade de crescimento de pelos em áreas onde a solução de GANFORT ® entra em contato repetido com a superfície da pele. Em pacientes utilizando soluções oftálmicas de bimatoprosta com outros análogos de prostaglandina, deve-se monitorar alterações na pressão intraocular. GANFORT ® não foi estudado em pacientes com condições oculares inflamatórias, glaucoma neovascular, glaucoma inflamatório, glaucoma de ângulo estreito, entre outros. Este medicamento pode ser absorvido sistemicamente e deve ser utilizado com cautela em pac
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
GANFORT deve ser guardado em local fresco, seco e ao abrigo da luz, a uma temperatura entre 2°C e 8°C. Uma vez aberto, pode ser conservado à temperatura ambiente, não superior a 25°C, por um período de 4 semanas. O frasco deve ser bem fechado após o uso.
Como devo usar este medicamento?
GANFORT ® deve ser aplicado por instilação (aplicação nos olhos). É importante seguir as orientações de uso, evitando que a solução escorra pelo rosto ou outras áreas, pois isso pode causar o crescimento de pelos indesejados. Para pacientes que utilizam lentes de contato hidrofílicas (gelatinosas), é necessário retirá-las antes da aplicação e aguardar pelo menos 15 minutos antes de recolocá-las.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar GANFORT, aplique a dose assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e continue o esquema de dosagem habitual. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento GANFORT pode causar os seguintes males: reações adversas cardiovasculares e pulmonares, incluindo morte devido a broncoespasmo ou insuficiência cardíaca; edema macular; pigmentação da íris, que pode ser permanente; crescimento de pelos em áreas de contato com a solução; e, em casos raros, descolamento da coroide. Pacientes com diabetes devem ter cautela, pois o medicamento pode mascarar sinais de hipoglicemia. Além disso, é importante usar com cautela em pacientes com doenças respiratórias, hipotensão, e em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de uma quantidade maior do que a indicada de GANFORT pode resultar em uma diminuição do efeito de redução da pressão intraocular. Além disso, ganfort não foi estudado em pacientes com condições oculares inflamatórias e doses excessivas podem levar a reações cardiovasculares e pulmonares indesejadas em virtude do componente beta-adrenérgico (timolol). Recomenda-se a consulta a um médico se houver superdosagem.