Garasone ® solução gotas estéril está indicado para o tratamento de inflamação dos olhos, quando for necessário o uso adicional de um antimicrobiano. Garasone ® também é indicado no tratamento de lesões do conduto auditivo externo, como otite externa aguda ou crônica, dermatite eczematosa, dermatite seborreica e dermatite por contato com infecção produzida por microrganismos sensíveis à gentamicina.
Como este medicamento funciona?
Garasone ® combina a potente ação anti-inflamatória e antialérgica do fosfato dissódico de betametasona com o efeito de matar bactérias de grande abrangência da gentamicina. O fosfato dissódico de betametasona exerce seu efeito anti-inflamatório nos olhos, impedindo a formação de secreção e melhorando a estrutura dos vasos inflamados.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Garasone ® se você já teve alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Garasone ® solução gotas estéril é contraindicado em casos de ceratite epitelial causada por herpes simples, vacina, varicela e afecções viróticas da córnea e conjuntiva, infecções fúngicas ou bacterianas dos olhos ou do ouvido e tracoma. É contraindicado o uso de combinações de corticosteroides/antibióticos após remoção de corpo estranho da córnea. Garasone ® solução gotas estéril é contraindicado em pacientes com ausência ou perfuração das membranas timpânicas. Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se a resposta clínica imediata não for obtida com o uso de Garasone ® solução gotas estéril, deverá ser realizada nova avaliação. Quando Garasone ® solução gotas estéril for aplicado no olho por 10 dias ou mais, a pressão intraocular deverá ser monitorada, recomendando-se exame com lâmpada de fenda e tonometria (medida da pressão intraocular). Pacientes suscetíveis ao aumento da pressão intraocular, consequente ao uso de corticosteroides oftálmico, incluem os que possuem antecedentes familiares, os portadores de glaucoma de ângulo estreito, miopia de alto grau e diabetes. As preparações que contêm corticosteroides devem ser usadas com extrema cautela no tratamento de herpes simples. O médico deve considerar o potencial de toxicidade para o oitavo par craniano, durante o uso de Garasone ® solução gotas estéril no conduto auditivo externo, especialmente quando houver perfuração timpânica. Na ocorrência de lesões purulentas (com pus), os corticosteroides poderão mascarar a infecção ou agravá-las. O uso oftálmico ou otológico prolongado de antibióticos ou corticosteroides pode propiciar o desenvolvimento de microrganismos não sensíveis e de fungos. Caso isto ocorra, ou mesmo em presença de irritação ou hipersensibilidade ao Garasone ® solução gotas estéril, deve-se descontinuar o seu uso e instituir terapia adequada. Nas patologias que deixam a c
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Garasone ® solução gotas estéril só deve ser usado por via oftálmica ou otológica. Não deve ser injetado por via subconjuntival ou aplicado diretamente dentro da câmara ocular anterior. Para o uso oftálmico, a posologia deve ser ajustada às necessidades de cada caso e de acordo com a orientação médica. Geralmente, recomenda-se aplicar 1 a 2 gotas da solução no fundo do saco conjuntival do olho afetado, 3 a 4 vezes por dia. Nos casos agudos, esta frequência poderá ser aumentada para até 2 gotas da solução gotas estéril de hora em hora ou de 2 em 2 horas, reduzindo-se a dose tão logo se obtenha o controle da afecção. Recomenda-se não ultrapassar 10 dias de tratamento. Para o uso otológico, limpe cuidadosamente o cerume e a descamação do conduto auditivo externo. A posologia inicial é de 3 a 4 gotas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar Garasone, aplique a dose esquecida assim que lembrar. Caso já esteja próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o esquema posológico regular. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Garasone pode causar reações alérgicas, incluindo sintomas anafiláticos e episódios asmáticos potencialmente graves. Além disso, o uso prolongado pode resultar em aumento da pressão intraocular e, em casos de lesões purulentas, pode mascarar infecções ou agravá-las. É importante observar que este medicamento é contraindicado em pacientes com ausência ou perfuração das membranas timpânicas e aqueles com histórico de alergia a componentes da fórmula. A continuidade do uso deve ser avaliada se não houver resposta clínica imediata.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?