Este medicamento é indicado para o uso em combinação para tratamento quimioterápico para os seguintes casos: Terapia adjuvante para câncer de mama após a retirada do tumor ou mastectomia; Terapia paliativa de câncer de mama metastático; Doenças autoimunes, como formas graves de nefrite lúpica e granulomatose de Wegener.
Como este medicamento funciona?
A ciclofosfamida, que é o princípio ativo deste medicamento, interfere no crescimento de alguns tumores e, até certo ponto, com a regeneração de tecidos do organismo. Sua ação tóxica às células cancerosas é a base para seu uso terapêutico como agente antitumoral e para alguns efeitos colaterais associados ao seu uso. A ciclofosfamida tem propriedades imunossupressoras e é absorvido por via oral e parenteral.
Quando não devo usar este medicamento?
Genuxal (ciclofosfamida) é contraindicado em casos de: hipersensibilidade (alergia) conhecida à ciclofosfamida ou a qualquer um dos excipientes de Genuxal; intensa depressão de função da medula óssea (especialmente em pacientes tratados com agentes citotóxicos e/ou radioterapia); inflamação na bexiga (cistite); obstrução das vias urinárias; infecções. Este medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante e após 6 meses de tratamento com ciclofosfamida.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Genuxal (ciclofosfamida) deve ser usado com precaução em pacientes idosos e em pacientes que tenham sido previamente submetidos a radioterapia. Os pacientes com imunidade baixa, diabetes mellitus, doenças hepáticas ou doenças renais crônicas e doenças cardíacas pré-existentes também devem ser monitorados de perto. Em pacientes diabéticos, o metabolismo da glicose deve ser cuidadosamente monitorado durante o tratamento. O tratamento com Genuxal pode causar mielossupressão e supressão significativa da resposta imune, aumentando o risco de infecções, incluindo pneumonias e outros tipos. Este medicamento é contraindicado para uso em pacientes com intensa depressão funcional da medula óssea, obstrução das vias urinárias, cistite e infecções agudas. Deve ser evitado em mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante e após 6 meses de tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Genuxal pode causar diversos males, incluindo mielossupressão (suspensão da produção de células do sangue), imunossupressão (redução da atividade do sistema imunológico), infecções graves e até fatais, como pneumonias e outras infecções bacterianas, fúngicas, virais, protozoárias e parasitárias. Também foram relatados casos de cistite hemorrágica (infecção na bexiga com sangramento), pielitis (inflamação da pelve), uretrites (inflamação da uretra) e hematúria (presença de sangue na urina). Além disso, o medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. O surgimento da urotoxicidade pode ocorrer em curtos ou longos períodos com o uso de Genuxal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?