Ginna (nitrato de fenticonazol) é indicado para o tratamento de infecções vaginais (corrimentos ou vaginites) causadas por fungos.
Como este medicamento funciona?
Ginna (nitrato de fenticonazol) é um antimicótico que combate um grande número de fungos. Também tem atividade antibacteriana em certos tipos de bactérias. O início da ação do fenticonazol ocorre após cerca de 3 horas da aplicação vaginal, quando os níveis do medicamento no tecido vaginal atingem níveis significativos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar Ginna (nitrato de fenticonazol) caso já tenha tido alergia ao nitrato de fenticonazol ou aos outros componentes do produto. É recomendado não utilizar o produto durante o período menstrual. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças e homens.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve usar Ginna (nitrato de fenticonazol) apenas com os aplicadores que acompanham o produto, para administração vaginal. Observe as instruções para aplicação. Para evitar uma reinfecção, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica. Ginna não é gorduroso, não mancha e pode ser removido facilmente com água. Mulheres grávidas não devem usar aplicador sem orientação médica. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Você não deve parar de usar o medicamento sem avisar o seu médico. Existem relatos de que preparações intravaginais de fenticonazol podem danificar os contraceptivos de látex (preservativos), logo, medidas contraceptivas adicionais são necessárias durante a aplicação local. Embora a absorção vaginal de Ginna seja muito baixa, o uso do produto durante a gravidez não é recomendado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30ºC). Guarde - o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar Ginna (nitrato de fenticonazol) apenas com os aplicadores que acompanham o produto, para administração vaginal. A aplicação deve ser feita preferencialmente à noite, antes de deitar-se. Você deve seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para evitar uma reinfecção, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica. Ginna não é gorduroso, não mancha e pode ser removido facilmente com água. Você deve introduzir o creme na vagina com o aplicador cheio (5 g de creme). Utilize um aplicador por dia, que deve ser jogado fora após o uso. O tratamento deve ser realizado por 7 dias consecutivos. Siga as instruções ilustradas nos diagramas. Assegure-se que o aplicador está perfeitamente limpo. O limite máximo diário é de 1 aplicação. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso se esqueça de usar este medicamento, aguarde até o dia seguinte e faça a aplicação conforme orientação médica.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Em estudos clínicos, o nitrato de fenticonazol tem se demonstrado muito bem tolerado, com baixa ocorrência de reações desagradáveis. Algumas reações podem ocorrer em casos isolados, como: ardor, irritação e/ou coceira no local, sangramento vaginal discreto, e reação de hipersensibilidade (tipo de alergia).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Até o momento não foram observados casos de superdosagem com o produto, pois Ginna (nitrato de fenticonazol) é muito pouco absorvido, quando usado conforme instruções, logo não ocorrerão problemas sistêmicos (em seu organismo). Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.