Glya (pregabalina) cápsulas duras é indicado para adultos para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso); como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária; tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada; controle de fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, cansaço e alterações do sono).
Como este medicamento funciona?
A pregabalina age regulando a transmissão de mensagens excitatórias entre as células nervosas. O início da ação do medicamento é, geralmente, percebido cerca de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Glya não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento contém lactose, e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico se você tiver: (1) problemas hereditários de intolerância a galactose, deficiência de lactase ou má absorção de alimentos; (2) diabetes; (3) doenças renais; (4) insuficiência cardíaca congestiva. O uso de pregabalina está associado com tontura e sonolência, podendo prejudicar a habilidade de dirigir e operar máquinas. Relatos de reações de hipersensibilidade e reações adversas cutâneas graves devem ser observados. Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica, e não é recomendado para mulheres que estejam amamentando. Pacientes em tratamento com antiepilépticos como pregabalina podem ter pensamentos de auto-agressão ou suicídio. O médico deve avaliar interações medicamentosas e fazer ajustes posológicos quando necessário.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Glya deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
GLYA deve ser utilizado por via oral, e é indicado para adultos acima de 18 anos. A dose e a forma de uso devem ser determinadas pelo médico, que levará em consideração as indicações como tratamento da dor neuropática, crises epiléticas parciais, Transtorno de Ansiedade Generalizada e fibromialgia. É importante seguir a orientação médica e estar ciente de que pode haver efeitos como tontura e sonolência, que podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça-se de tomar a pregabalina no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que
lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome
a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não
tome o medicamento 2 vezes para compensar doses esquecidas. Se você esquecer uma dose você pode
comprometer o resultado do tratamento.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso da pregabalina pode causar tontura, desmaios, perda de consciência, reações de hipersensibilidade como angioedema, e reações cutâneas graves incluindo síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Também foram relatados casos de insuficiência respiratória, coma, e morte em pacientes que utilizam pregabalina com outros medicamentos depressores do Sistema Nervoso Central. Durante a interrupção do uso, alguns pacientes apresentaram insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da sudorese, diarreia, síndrome gripal, depressão, dor, convulsão e tontura. Também há relatos de pensamentos de autoagressão ou suicídio em alguns pacientes. Casos de mau uso, abuso e dependência foram notificados. A utilização de pregabalina pode levar ao desenvolvimento de tolerância e aumento na dosagem.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O tratamento da superdose com a pregabalina deve incluir medidas gerais de suporte, podendo ser
necessária hemodiálise (filtração do sangue usando máquinas). No caso de superdose, procure um médico
imediatamente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e
leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar