Gynopac Creme 35G 2 Comprimidos

  • Fabricante: Farmoquímica S/A - 33349473000158
  • Categoria: Antifúngico
  • Princípio ativo: Tinidazol,Tioconazol,Secnidazol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Gynopac ® (tioconazol, tinidazol e secnidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites (infecções e inflamações da vulva e da vagina) causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.

  • Como este medicamento funciona?

    Gynopac ® tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar Gynopac nas seguintes condições: quadro atual ou antecedente de distúrbios da coagulação do sangue; distúrbios neurológicos orgânicos (distúrbios do sistema nervoso); primeiro trimestre de gravidez; duração da amamentação. O tinidazol e o secnidazol podem ser encontrados no leite materno e podem estar presentes por mais de 72 horas após a administração. As mulheres não devem amamentar durante e pelo menos três dias após ter descontinuado o tratamento. hipersensibilidade (alergia) ao tioconazol, ao tinidazol, ao secnidazol ou a outros derivados imidazólicos, a qualquer agente antimicrobiano derivado do 5-nitroimidazol ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar Gynopac, você deve observar as seguintes precauções e advertências: O uso durante o segundo e terceiro trimestre (do 4º ao 9º mês) de gravidez requer a avaliação do seu médico, que vai comparar o potencial benefício e os possíveis riscos para você e para o feto. O creme do Gynopac deve ser aplicado apenas por via intravaginal, de preferência fora do período menstrual. Evite usar absorventes internos durante o tratamento, utilizando apenas absorventes externos. Use roupas íntimas limpas e prefira as de algodão, evitando tecido sintético. Utilize medidas higiênicas para controlar fontes de infecção ou reinfecção e lave as mãos com sabonete e água antes e após o uso do medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Gynopac deve ser usado da seguinte forma: o creme vaginal deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual. Para a posologia, aplique o conteúdo de um aplicador cheio (aproximadamente 5 g de creme) uma vez à noite, ao se deitar, durante sete dias consecutivos, ou como alternativa, duas vezes ao dia durante três dias. O comprimido revestido deve ser administrado de uma só vez, sendo dois comprimidos de 1000 mg de secnidazol. Caso seja indicado pelo médico, a mesma dosagem deve ser administrada pelo cônjuge. É importante não interromper o tratamento sem o conhecimento do médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você esqueça de usar este medicamento, deve-se administrar a dose assim que você se lembrar. Se já estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema de dosagem habitual. Não use dobro da dose para compensar a que foi esquecida. Siga sempre as orientações do seu médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento GYNOPAC pode causar reações adversas como ardência na face, dificuldade respiratória, náuseas, vômito, transpiração, queda de pressão, vertigem e visão borrada se usado concomitantemente com bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool. Além disso, a hipersensibilidade (alergia) aos componentes pode ocorrer. O uso durante a gravidez e a amamentação é contraindicado e deve ser feito com precaução, considerando os potenciais riscos para a saúde. Não é informado na bula sobre outros efeitos colaterais específicos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.