A hidrocortisona pomada dermatológica é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas (com coceira) nas doenças de pele sensíveis aos corticosteróides. O medicamento ajuda a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele, aliviando os sintomas de problemas como: eczema, prurigo nodular, líquen simples crônico, dermatite seborreica, dermatite de contato irritante e alérgica, lúpus eritematoso discoide, eritrodermia, reações a picadas de insetos, brotoeja e otite externa.
Como este medicamento funciona?
A hidrocortisona pomada dermatológica pertence a um grupo de medicamentos chamados esteroides tópicos. Os esteroides tópicos reduzem os efeitos da inflamação, como a vermelhidão e a coceira, presentes em determinadas doenças da pele. O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, que aumentará a absorção do corticosteroide através da pele.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use hidrocortisona pomada dermatológica para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, já que ele poderia agravá-los: pele infeccionada (a menos que a infecção esteja sendo tratada com um medicamento anti-infeccioso ao mesmo tempo); acne; rosácea; pele com coceira que não está inflamada. O produto não deve ser usado na presença de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas, incluindo varicela e herpes. Pessoas hipersensíveis à hidrocortisona e aos outros componentes da fórmula, não devem usar o produto. Evite contato com os olhos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A hidrocortisona deve ser usada com cautela por pacientes com histórico de hipersensibilidade local a corticosteroides ou a qualquer um dos excipientes na preparação. Informe seu médico se você tiver alergia à hidrocortisona pomada dermatológica ou qualquer componente da fórmula. Reações locais de hipersensibilidade podem se assemelhar aos sintomas da condição em tratamento. Utilize apenas durante o tempo recomendado pelo seu médico e consulte-o se a sua condição não melhorar após quatro semanas de tratamento. Fatores de risco para aumento dos efeitos sistêmicos incluem a potência e formulação do esteroide tópico, duração da exposição, aplicação em área de grande extensão, em áreas oclusas, uso em áreas finas da pele, entre outros. Tenha cuidado ao aplicar nas pálpebras e no rosto, pois pode causar afinamento da pele. O uso seguro durante a lactação não foi estabelecido e deve ser considerado somente se o benefício superar o risco para o lactente. Em caso de infecção, deve-se instituir terapia antibacteriana adequada e evitar contato com os olhos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Hidrocortisona pomada dermatológica deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C) e ao abrigo da luz. Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
A hidrocortisona pomada dermatológica deve ser aplicada uma ou duas vezes ao dia nas doenças de pele que afetam crianças e em adultos, conforme indicado. O uso seguro durante a lactação e gravidez não foi estabelecido, devendo ser considerado somente se o benefício superar os riscos para mãe e filho. É importante consultar um médico se a condição não melhorar após quatro semanas de tratamento e evitar contato com os olhos. O produto pode ser utilizado com cautela em áreas de dobras da pele e deve ser aplicado em pele limpa antes de usar curativos oclusivos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A hidrocortisona pomada dermatológica não deve ser usada para tratar problemas de pele infeccionada, acne, rosácea, ou pele com coceira que não está inflamada, pois pode agravá-los. Também é contraindicado em casos de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas, como varicela e herpes. Além disso, o uso inadequado pode causar afinamento da pele, reações alérgicas, infecções e aumento dos efeitos sistêmicos em crianças e durante a lactação. Interações com outros medicamentos, como ritonavir ou itraconazol, também podem aumentar o risco de efeitos indesejáveis.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se houve uso de uma quantidade maior do que a indicada de hidrocortisona pomada dermatológica, entre em contato com seu médico imediatamente, pois o uso excessivo pode aumentar o risco de efeitos adversos sistêmicos. É importante seguir a orientação médica e notificar qualquer sintoma anômalo.