Este medicamento é indicado na reposição de testosterona em homens que apresentam hipogonadismo primário e secundário.
Como este medicamento funciona?
Hormus (undecilato de testosterona) é um medicamento que contém testosterona, um androgênio (hormônio masculino), como princípio ativo. É injetado em um local do corpo onde pode ser armazenado e gradualmente liberado em um determinado período de tempo. A testosterona é responsável pela expressão das características masculinas durante o desenvolvimento e pela manutenção das características sexuais masculinas e de funções dependentes do hormônio masculino (como produção de esperma e saúde da próstata). Este medicamento é indicado na reposição de testosterona em homens que apresentam hipogonadismo primário e secundário. Os efeitos da testosterona em alguns órgãos podem ser androgênicos ou anabólicos, e a sua administração melhora os níveis hormonais deficientes e os sinais e sintomas relacionados.
Quando não devo usar este medicamento?
Hormus (undecilato de testosterona) não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir. Caso apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico: Alergia (hipersensibilidade) ao undecilato de testosterona ou qualquer um dos componentes do produto; Presença ou suspeita de câncer androgênio-dependente, de próstata ou da glândula mamária do homem; Níveis sanguíneos elevados de cálcio associados a tumores malignos; Presença ou história de tumores de fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Hormus (undecilato de testosterona) não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir. Caso apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico: alergia (hipersensibilidade) ao undecilato de testosterona ou qualquer um dos componentes do produto; presença ou suspeita de câncer androgênio-dependente, de próstata ou da glândula mamária do homem; níveis sanguíneos elevados de cálcio associados a tumores malignos; presença ou história de tumores de fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres. Além disso, se você é idoso, pode apresentar maior risco de aumento do tamanho da próstata com o uso de androgênios como undecilato de testosterona. Recomenda-se a exclusão da possibilidade de existência de câncer de próstata antes do início do tratamento e exames regulares da próstata. Os usuários em tratamento prolongado devem ser avaliados periodicamente quanto aos valores sanguíneos, para verificar se houve aumento no número de células vermelhas no sangue (policitemia). Outros riscos incluem o desenvolvimento de tumores hepáticos e retenção de líquido, que pode levar à insuficiência cardíaca. O uso de undecilato de testosterona pode aumentar a pressão sanguínea e deve-se informar sobre qualquer histórico de distúrbios hemorrágicos, trombofilia ou apneia do sono.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Hormus (undecilato de testosterona) deve ser administrado por via intramuscular e de forma muito lenta. É fundamental seguir as orientações do seu médico quanto à dosagem e frequência das injeções. O uso adequado pode melhorar os níveis hormonais e os sinais e sintomas relacionados ao hipogonadismo masculino. Evite o uso abusivo, pois isso pode trazer sérios riscos à saúde.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O tratamento com Hormus (undecilato de testosterona) pode causar complicações graves, como retenção de água, que pode ser acompanhada por insuficiência cardíaca congestiva, aumento da pressão sanguínea, e microembolismo pulmonar. Também foram reportadas reações alérgicas graves após injeção do produto. O uso abusivo da testosterona pode levar a sérios problemas para o coração, vasos sanguíneos, saúde mental e fígado. A dependência e sintomas de abstinência podem ocorrer ao alterar a dosagem. Além disso, o tratamento pode interromper ou reduzir a produção de esperma reversivelmente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O abuso de testosterona, especialmente se você tomar doses muito altas deste medicamento, pode causar sérios problemas para seu coração e vasos sanguíneos que podem levar à morte, para sua saúde mental e/ou para seu fígado. Indivíduos que fizeram uso abusivo da testosterona podem se tornar dependentes e podem experimentar sintomas de abstinência quando a dosagem é significativamente alterada ou interrompida abruptamente. Portanto, é fundamental não fazer uso abusivo deste medicamento.