Hytos Plus Xarope 100ml

  • Fabricante: União Química Farmacêutica Nacional S/A - 60665981000118
  • Categoria: Tosse
  • Princípio ativo: Clobutinol,Doxilamina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    HYTÓS PLUS é indicado nas seguintes situações: - tosse de qualquer causa, principalmente quando envolve alergia; - tosse causada por gripes e resfriados comuns; - tosse das traqueobronquites, laringites e rinofaringites alérgicas; - tosse irritativa decorrente da poluição aérea; - tosse dos fumantes; - tosse de pós-operatório em geral, particularmente após cirurgias abdominais, torácicas e oftalmo-otorrinolaringológicas; - tosse irritativa e espástica causada por exames broncoscópicos.

  • Como este medicamento funciona?

    HYTÓS PLUS é a associação do cloridrato de clobutinol, que é um antitussígeno não opiáceo, com o succinato de doxilamina, um anti-histamínico. Esta combinação diminui a tosse e possui ação antialérgica. O cloridrato de clobutinol combate a tosse irritativa sem catarro (tosse seca) e o succinato de doxilamina atua contra o acúmulo de líquido nas paredes das vias respiratórias. O efeito do medicamento inicia-se entre 15 a 30 minutos após a administração, durando 4 a 6 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar HYTÓS PLUS se possuir hipersensibilidade aos componentes da fórmula; glaucoma de ângulo fechado; se estiver no primeiro trimestre da gravidez e se possuir uma arritmia rara, conhecida como síndrome congênita do QT longo. Este medicamento é contraindicado em crianças menores de 2 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Você não deve utilizar HYTÓS PLUS se possuir hipersensibilidade aos componentes da fórmula; glaucoma de ângulo fechado; se estiver no primeiro trimestre da gravidez e se possuir uma arritmia rara, conhecida como síndrome congênita do QT longo. Este medicamento é contraindicado em crianças menores de 2 anos. Advertências gerais incluem não tomar doses acima da recomendada e ter precaução em caso de insuficiência renal. Informe ao seu médico se você possuir histórico pessoal ou familiar de epilepsia, asma, obstrução do colo da bexiga, obstrução piloro-duodenal, bronquite crônica, úlcera péptica estenosante e hipertrofia prostática sintomática. Não utilize este medicamento juntamente com álcool ou outros medicamentos depressores do sistema nervoso central. A doxilamina pode causar sonolência durante o dia, portanto, evite atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C); proteger da luz. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    A posologia para o uso de HYTÓS PLUS na forma de solução gotas é a seguinte: Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 20 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de 3 a 12 anos: 10 a 20 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de 2 a 3 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. O modo de usar é com o frasco em posição vertical, deixando escorrer a quantidade indicada de gotas. Em casos especiais, as doses poderão ser aumentadas a critério do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você se esqueça de usar este medicamento, tome - o assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da outra dose, pule a dose esquecida e volte a tomar no horário habitual. Não use o dobro de dosagem para compensar doses esquecidas.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Foram relatadas as seguintes reações adversas: agitação, tremores, exantema pruriginoso (vermelhidão na pele com coceira), náuseas (enjoo), vômitos, tonturas, cansaço, sonolência e queixas gastrintestinais. Raramente foram observados falta de ar, hipertonia muscular (contração muscular) e convulsões. Nos raros casos de reações alérgicas, foram relatados: angioedema (inchaço de lábios e garganta), urticária (reação alérgica na pele, com inchaço e vermelhidão) e alguns casos isolados de anafilaxia (reação alérgica muito grave, que pode levar à morte).

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não tome doses acima da recomendada. Se você possuir insuficiência renal (doença caracterizada pela incapacidade dos rins de filtrar o sangue) deve ter precaução no uso de HYTÓS PLUS, pois o organismo elimina o medicamento principalmente através da urina. Informe ao seu médico se você possuir histórico pessoal ou familiar de epilepsia (doença caracterizada por crises convulsivas), asma (doença caracterizada por crises de dificuldade de respiração), obstrução do colo da bexiga (bloqueio do fluxo da urina) ou obstrução piloro-duodenal (bloqueio na saída do estômago); bronquite crônica (inflamação dos brônquios); úlcera péptica estenosante (lesão localizada no estômago e/ou início do intestino); e hipertrofia prostática sintomática (aumento no tamanho da próstata).