O ibandronato de sódio é indicado para o tratamento da osteoporose (enfraquecimento dos ossos) pós-menopausa, com a finalidade de reduzir o risco de fraturas vertebrais.
Como este medicamento funciona?
O ibandronato de sódio é um medicamento utilizado para tratar a osteoporose em mulheres após a menopausa. O princípio ativo deste medicamento, o ibandronato de sódio, age seletivamente nos ossos, inibindo a atividade das células que destroem o tecido ósseo. Dessa forma, o ibandronato de sódio inibe a reabsorção do tecido ósseo, que causa a fragilidade dos ossos e acontece principalmente em mulheres na pós-menopausa. Após a ingestão do comprimido, o medicamento é rapidamente absorvido para o sangue, atingindo a concentração máxima em um período de 30 minutos a duas horas. A diminuição das substâncias consideradas como marcadores bioquímicos da reabsorção óssea é observada dentro de sete dias após o início do tratamento. Este medicamento pode reverter a perda óssea, aumentando a massa dos ossos e reduzindo as chances de fraturas decorrentes da osteoporose pós-menopausa.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deverá tomar este medicamento se tiver conhecida **hipersensibilidade (alergia)** ao **ibandronato de sódio** ou aos demais **componentes** da fórmula, e se for paciente com **hipocalcemia** (baixo nível de cálcio no sangue) não corrigida. Não deve ser tomado se houver anormalidades no **esôfago**, como demora no esvaziamento esofágico, **estenose** (estreitamento do esôfago) ou **acalasia** (ausência de relaxamento do esôfago). Além disso, é necessário que você consiga ficar em pé ou sentado durante, pelo menos, 60 minutos após a ingestão. O uso por mulheres grávidas sem orientação médica é contraindicado. Não deve ser utilizado por pessoas com **síndrome de má-absorção de glicose-galactose**. Atenção: contém o corante **dióxido de titânio**, que pode causar reações alérgicas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com ibandronato de sódio 150 mg, deve-se tratar a deficiência de cálcio e outros distúrbios do metabolismo ósseo e mineral. A ingestão adequada de cálcio e vitamina D é importante para todos os pacientes, e recomenda-se uso de suplementos se a ingestão pela dieta for insuficiente. Os bisfosfonatos podem causar irritação no esôfago e no estômago, incluindo dificuldade para engolir, queimação no esôfago e úlceras. Se surgirem sintomas como dor para engolir, dor no peito ou queimação, recomenda-se interromper o uso e procurar atendimento médico. Em procedimentos dentários, informe ao cirurgião-dentista sobre o tratamento com este medicamento, pois há risco de osteonecrose de mandíbula associada. Relatos indicam que os bisfosfonatos podem estar associados a inflamação ocular. Cautela é recomendada ao usar anti-inflamatórios não esteroides concomitantemente. O comprimido deve ser tomado em jejum, com um copo cheio de água filtrada, e o paciente deve permanecer em posição ereta por pelo menos 1 hora após a ingestão.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O ibandronato de sódio deve ser tomado em jejum com um copo cheio (180 a 240 mL) de água filtrada. Não tomar com água mineral ou qualquer outro tipo de líquido, como leite, sucos ou refrigerantes. Deve-se aguardar pelo menos uma hora antes de ingerir a primeira refeição matinal, pois a presença de qualquer alimento no estômago prejudicará a absorção do medicamento. Também é recomendado esperar para tomar outros medicamentos, principalmente aqueles que contêm cálcio, ferro, magnésio e alumínio. Após a ingestão do comprimido, é necessário permanecer em posição ereta (sentado, em pé ou andando) por no mínimo uma hora após a ingestão.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você **esquecer de usar** o ibandronato de sódio, recomenda-se que tome o comprimido assim que lembrar, a menos que esteja próximo do horário da dose seguinte. Nesse caso, pule a dose esquecida e retorne ao seu esquema habitual. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar **irritação no esôfago** e **no estômago**. Podem ocorrer **dificuldades para engolir**, **queimação** no esôfago e **úlcera** no esôfago e estômago. Além disso, há relato de **osteonecrose de mandíbula** em pacientes tratados com **bisfosfonatos**, incluindo o **ibandronato de sódio**, especialmente após procedimentos dentários. Também foram notificados casos de **inflamação ocular**, como **uveíte** e **esclerite**. Recomenda-se interromper o uso do medicamento e procurar atendimento médico se aparecerem sintomas de irritação no esôfago.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?