Este medicamento é indicado no alívio dos sinais e sintomas de osteoartrite (lesão crônica das articulações ou “juntas”) e artrite reumatoide (inflamação crônica das “juntas” causada por reações autoimunes), reumatismo articular, nos traumas relacionados ao sistema musculoesquelético (como entorse do tornozelo e dor nas costas) e alívio da dora após procedimentos cirúrgicos em Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia.
Como este medicamento funciona?
O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão da febre).
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes: (1) com hipersensibilidade (alergia) ao ibuprofeno, a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais; (2) portadores da “tríade do ácido acetilsalicílico”; (3) tratamento perioperatório na cirurgia de revascularização da artéria coronária; (4) insuficiência renal, hepática e cardíaca grave. Este medicamento é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico todas as medicações que está usando para que ele avalie se uma nova medicação interferirá na ação da outra; isso se chama interação medicamentosa. O uso concomitante de dois AINEs sistêmicos pode aumentar a frequência de úlceras gastrointestinal e sangramento. Este medicamento pode interagir com: (1) anticoagulantes (ex.: varfarina), aumentando o risco de sangramento; (2) medicamentos para hipertensão incluindo diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina, antagonistas da angiotensina II e betabloqueadores, reduzindo o efeito desses medicamentos; (3) corticoides, medicamentos antiplaquetários e inibidores da recaptação da serotonina, especialmente em pacientes que ingiram álcool, aumentando o risco de ulceração e sangramento gastrointestinal; (4) ciclosporina e tacrolimo, aumentando o risco de lesão dos rins; (5) lítio e metotrexato podem ter a quantidade desses medicamentos no sangue aumentada; (6) antiácidos podem aumentar os riscos dos eventos adversos deste medicamento. Este medicamento deve ser usado com cautela em pacientes: (1) portadores de hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva, pois pode levar à retenção de líquidos e edema; (2) doenças cardiovasculares, pois pode aumentar os riscos de eventos tromboembólicos; (3) história prévia de inflamação, sangramento, ulceração e/ou perfuração gastrointestinal; (4) disfunção renal. Sinais de reação al
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Como devo usar este medicamento?
O ibuprofeno deve ser utilizado na dose recomendada de 600 mg de 3 a 4 vezes ao dia. A dose deve ser adequada a cada caso clínico e pode ser ajustada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas. É importante não exceder a dose diária total de 3.200 mg. Para reduzir distúrbios gastrintestinais, este medicamento deve ser administrado com as refeições ou leite. Sempre siga a orientação do seu médico quanto aos horários, doses e duração do tratamento, e não interrompa o tratamento sem o conhecimento dele. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça-se de tomar este medicamento no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O ibuprofeno pode causar reações alérgicas, como asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Também pode levar a problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos se usado por períodos superiores ao recomendado. Efeitos indesejáveis podem incluir distúrbios gastrintestinais como queimação, náuseas, azia e vômitos. Além disso, pode ocorrer retenção de líquidos e edema periférico, aumentando o risco de problemas cardiovasculares e gastrintestinais. Reações cutâneas graves e algumas delas fatais foram relatadas, como dermatite esfoliativa, sindrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. É importante descontinuar o uso ao primeiro sinal de reação adversa e procurar assistência médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Se houver a ingestão de uma quantidade maior do que a indicada, consulte imediatamente um médico para avaliação e orientações.