O ibuprofeno é indicado no alívio dos sinais e sintomas de artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo articular, nos traumas relacionados ao sistema musculoesquelético, quando estiverem presentes componentes inflamatórios e dolorosos. O ibuprofeno está indicado ainda no alívio da dor após procedimentos cirúrgicos em Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia.
Como este medicamento funciona?
O ibuprofeno é um medicamento com ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
Quando não devo usar este medicamento?
O ibuprofeno é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao ibuprofeno, a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) tais como ácido acetilsalicílico, nimesulida e diclofenaco sódico. Existe potencial de sensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico e outros AINEs. Contraindicado também para pacientes que apresentam a tríade do ácido acetilsalicílico (asma brônquica, rinite e intolerância ao ácido acetilsalicílico). Nesses pacientes foram registradas reações anafilactoides e reações asmáticas fatais. No tratamento da dor perioperatória de cirurgia de revascularização do miocárdio (by-pass). Em pacientes com insuficiência renal grave, insuficiência hepática grave, insuficiência cardíaca grave. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Este medicamento é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez e em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago. Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O ibuprofeno é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao ibuprofeno, a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Existe potencial de sensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico e outros AINEs. O uso é contraindicado para pacientes com a tríade do ácido acetilsalicílico (asma brônquica, rinite e intolerância ao ácido acetilsalicílico) e em casos de insuficiência renal grave, insuficiência hepática grave, insuficiência cardíaca grave, durante o terceiro trimestre de gravidez, e em suspeita de dengue. Além disso, não se deve usar este medicamento caso haja problemas no estômago e não deve ser tomado por período maior do que o recomendado na bula ou pelo médico, já que pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O ibuprofeno deve ser tomado por via oral, e é indicado para o alívio dos sinais e sintomas de artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo articular, e traumas relacionados ao sistema musculoesquelético que apresentem componentes inflamatórios e dolerosos. Também é indicado no alívio da dor após procedimentos cirúrgicos em Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, e a dosagem não deve exceder o que foi recomendado na bula ou pelo médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os efeitos do ibuprofeno podem incluir eventos gastrintestinais graves como inflamação, sangramento, ulceração e perfuração do estômago. Também pode causar reatividades cutâneas graves, incluindo dermatite esfoliativa e síndrome de Stevens-Johnson. Outros males incluem efeitos hepáticos e efeitos renais como nefrite intersticial ou síndrome nefrótica. Além disso, o uso de ibuprofeno pode aumentar o risco de eventos trombóticos cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio e derrame.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de ibuprofeno, recomenda-se que o tratamento seja descontinuado e que o paciente informe imediatamente seu médico. Isso se deve ao potencial de provocar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos se utilizado por um período maior do que o recomendado, pois pode causar efeitos gastrintestinais graves, como sangramento ou ulceração.