Inovelon® pertence ao grupo dos medicamentos chamados antiepiléticos, que são usados para tratar epilepsia (uma condição em que alguém tem convulsões ou ataques). Inovelon® é indicado para tratar convulsões associadas com a síndrome de Lennox-Gastaut em adultos, adolescentes e crianças acima de 4 anos de idade e com mais de 18 kg.
Como este medicamento funciona?
A rufinamida modula a atividade dos canais de sódio, prolongando seu estado inativo e deste modo reduzindo o número de episódios de epilepsia.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar Inovelon®:
- Se você é alérgico à rufinamida ou derivados do triazol ou quaisquer outros ingredientes de Inovelon®;
- Se tiver diagnóstico ou histórico familiar de Síndrome do Intervalo QT Curto.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Por favor, informe o médico ou farmacêutico se:
• você tem Síndrome do QT Curto Congênito ou uma história familiar de tal síndrome (transtorno elétrico do coração), pois tomar a rufinamida pode piorá-la;
• você sofre de problemas no fígado. Há informação limitada sobre o uso da rufinamida neste grupo, assim, a dose do seu medicamento pode necessitar ser aumentada mais devagar. Se sua doença do fígado é grave o médico pode decidir que Inovelon® não é recomendado para você;
• você tiver uma erupção cutânea ou febre. Estes podem ser sinais de uma reação alérgica. Procure o seu médico imediatamente, pois muito ocasionalmente isto pode se tornar grave;
• você sofrer um aumento no número ou gravidade de suas convulsões, você deve contatar o médico imediatamente;
• você experimentar dificuldade de caminhar, movimento anormal, tontura ou sonolência, informe o médico.
Como outras drogas antiepiléticas, rufinamida pode causar pensamentos ou ações suicidas em um número muito pequeno de pessoas, cerca de 1 em 500.
Contate um profissional de saúde imediatamente se você tiver qualquer um destes sintomas, especialmente se eles forem novos, piores, ou preocuparem você:
• pensamentos sobre suicídio ou morte
• tentativa de cometer suicídio
• depressão nova ou pior
• ansiedade nova ou pior
• sentimento de agitação ou inquietação
• ataques de pânico
• problemas para dormir (insônia)
• irritabilidade nova ou
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazene em temperatura ambiente (15 – 30°C). Sob esta condição, o prazo de validade é 36 meses após a data de fabricação. A data de validade refere-se ao último dia daquele mês. Guarde-o em sua embalagem original. Não use este medicamento com o prazo de validade vencido. Não jogue fora qualquer medicamento na pia ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como descartar medicamentos que você não usa mais. Estas medidas ajudarão a proteger o meio ambiente.
Como devo usar este medicamento?
Inovelon® deve ser tomado sempre exatamente como seu médico orientou. O medicamento é utilizado para tratar convulsões associadas com a síndrome de Lennox-Gastaut, indicado para adultos, adolescentes e crianças acima de 4 anos de idade e com mais de 18 kg. É importante não interromper o uso de rufinamida sem consultar um médico, pois a descontinuação súbita pode resultar em convulsões que não param. Se houver dúvidas sobre a forma de uso ou ajuste de dosagem, consulte um profissional de saúde.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Inovelon® pode causar os seguintes efeitos adversos: pensamentos ou ações suicidas em um número pequeno de pessoas (cerca de 1 em 500). Além disso, deve-se ter cautela se ocorrer dificuldade de caminhar, movimento anormal, tontura ou sonolência. É importante contatar um profissional de saúde imediatamente caso apareçam sintomas como: pensamentos sobre suicídio, depressão nova ou pior, ansiedade nova ou pior, sentimento de agitação, ataques de pânico, irritabilidade nova ou pior, atitudes agressivas, aumento de atividade ou fala (mania) e outras alterações incomuns no comportamento ou humor.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Inovelon, é importante contatar o médico imediatamente. A interrupção repentina do tratamento com rufinamida pode causar problemas graves, como convulsões que não param. Não há informações específicas sobre o que fazer em caso de sobredosagem na bula.