Invega ® (paliperidona) é indicado para o tratamento de: esquizofrenia, incluindo tratamento agudo e prevenção de recorrência; e transtorno esquizoafetivo em monoterapia e em combinação com antidepressivos e/ou estabilizadores do humor. Também é indicado para o tratamento da esquizofrenia em adolescentes de 12 a 17 anos de idade.
Como este medicamento funciona?
A paliperidona é um antagonista dopaminérgico D2 de ação central com atividade antagonista 5-HT2A serotonérgica predominante. A paliperidona também é ativa como antagonista nos receptores alfa-1 e alfa-2-adrenérgicos e nos receptores histaminérgicos H1. O tempo médio estimado para o início da ação terapêutica do medicamento é de 4 a 8 dias. Foi proposto que a atividade terapêutica do medicamento em esquizofrenia é mediada por uma combinação de antagonismo de receptor dopaminérgico do tipo 2 (D2) e serotoninérgico do tipo 2 (5HT2A).
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Invega ® se você tiver hipersensibilidade (alergia) a paliperidona ou aos excipientes da fórmula. O uso de Invega ® também é contraindicado se você apresentar hipersensibilidade à risperidona.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso da paliperidona, assim como o uso de outros medicamentos com propriedades semelhantes, tem sido associado ao aparecimento de um quadro grave denominado síndrome neuroléptica maligna, caracterizado por febre, rigidez dos músculos, sonolência e exames alterados, como níveis elevados de creatinina fosfoquinase e perda aguda da função dos rins. Se você apresentar esses sintomas, procure o mais rápido possível o seu médico, pois será necessário interromper o tratamento com Invega®, além de outras medidas complementares.
O uso de paliperidona está associado ao aparecimento de discinesia tardia e síntomas extrapiramidais, que são movimentos involuntários rítmicos. A cautela deve ser tomada ao combinar psicoestimulantes com a paliperidona, pois podem surgir sintomas extrapiramidais.
Deve-se ter cautela em pacientes com histórico de arrítmias cardíacas, síndrome congênita do prolongamento do intervalo QT e em uso concomitante com medicamentos que prolongam o intervalo QT. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos.
Informe ao médico se você é diabético ou se tem fatores de risco para diabetes. Foi observado ganho de peso com o uso de antipsicóticos atípicos, incluindo Invega®, e seu médico poderá monitorar seu peso durante o tratamento.
A paliperidona pode causar queda da pressão arterial ao se levantar. Se você tem alguma doença cardíaca, deve usar Invega® com
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A paliperidona deve ser utilizada por via oral. É indicada para adultos e adolescentes acima de 12 anos para o tratamento de esquizofrenia e transtorno esquizoafetivo. O tempo médio estimado para o início da ação terapêutica do medicamento é de 4 a 8 dias. Não utilize Invega se você tiver hipersensibilidade à paliperidona ou aos excipientes da fórmula, e se tiver histórico de problemas cardíacos relacionados a alterações no intervalo QT. Consulte seu médico a respeito de outras possíveis interações e precauções, especialmente se tiver condições como hipotensão ortostática ou história de convulsões.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de paliperidona, assim como o uso de outros medicamentos com propriedades semelhantes, tem sido associado ao aparecimento de um quadro grave denominado síndrome neuroléptica maligna, caracterizado por febre, rigidez dos músculos, sonolência e exames alterados. Se você apresentar esses sintomas, procure o mais rápido possível o seu médico.
Outra preocupação é a discinesia tardia, que pode manifestar-se como movimentos involuntários rítmicos, predominantemente da língua e/ou face. É necessário procurar o médico se apresentar esse sintoma.
Além disso, foram observados sintomas extrapiramidais e psicoestimulantes quando o medicamento é usado simultaneamente com psicoestimulantes.
Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos e deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de arritmias cardíacas ou síndrome congênita do prolongamento do intervalo QT.
Outra questão é a hiperglicemia e o potencial desenvolvimento de diabetes mellitus, sendo importante monitorar o nível de glicose durante o tratamento.
O uso de Invega ® também está associado ao ganho de peso, sendo o acompanhamento do peso recomendado pelo médico.
A hipotensão ortostática pode ocorrer, levando a uma queda da pressão arterial ao se levantar.
Cuidado especial deve ser tomado em pacientes com história de convulsões.
Por fim, eventos adversos vasculares cerebrais, leucopenia, neutrop
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?