Este medicamento é indicado no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) em pacientes cuja pressão arterial não é controlada adequadamente com o uso de medicação única. Pode ser usado isoladamente ou em associação com outros medicamentos anti-hipertensivos. Este medicamento também pode ser usado como tratamento inicial em casos em que a hipertensão é suficientemente grave, de forma que o rápido controle da pressão arterial é de extrema importância.
Como este medicamento funciona?
Este é um medicamento que possui irbesartana e hidroclorotiazida. A associação destas duas substâncias proporciona efeito aditivo na redução da pressão arterial.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado caso você apresente hipersensibilidade (alergia ou intolerância) à irbesartana, a derivados sulfonamídicos (por exemplo, diuréticos tiazídicos) ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado em pacientes que não produzem urina. Não deve ser coadministrado com medicamentos que contenham alisquireno em pacientes com diabetes ou que apresentem insuficiência renal (redução da função dos rins) moderada a severa. Também não deve ser coadministrado com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) em pacientes com nefropatia diabética. Ademais, o uso não é recomendado por mulheres grávidas sem orientação médica e durante o aleitamento, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Por fim, não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Fale com seu médico ou farmacêutico antes de tomar irbesartana + hidroclorotiazida e se alguma das seguintes situações se aplicar a você: câncer da pele ou dos lábios, problemas respiratórios ou pulmonares após a ingestão de hidroclorotiazida no passado; desenvolvendo falta de ar ou dificuldade para respirar, sensibilidade ao sol ou luz UV, ou uma lesão cutânea inesperada durante o tratamento. O uso prolongado de hidroclorotiazida pode aumentar o risco de câncer de pele. Se você desenvolver níveis baixos de açúcar no sangue, ou diminuição da visão ou dor nos olhos, descontinue o tratamento e procure atendimento médico. Hipotensão pode ocorrer em pacientes com depleção de sódio ou volume. Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e deve ser interrompido se a gravidez for detectada. O uso rotineiro de diuréticos em grávidas saudáveis não é recomendado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de irbesartana + hidroclorotiazida pode causar alguns males, incluindo: hipotensão (pressão baixa), especialmente em pacientes com depleção de sódio ou volume; risco aumentado de câncer de pele não melanoma com o uso prolongado, especialmente em pacientes com fatores de risco; falta de ar ou dificuldade para respirar; sensibilidade ao sol e lesões cutâneas inesperadas. Além disso, pode ocorrer diminuição da visão ou dor nos olhos, sinais que requerem atenção médica imediata. O medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à sua fórmula, incluindo derivados sulfonamídicos e não deve ser utilizado por grávidas ou durante o aleitamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?