IRUXOL ® (colagenase e cloranfenicol) é indicado para a limpeza de lesões, independentemente de sua origem e localização: em ulcerações e necroses (úlcera varicosa, úlcera por decúbito, gangrenas das extremidades, especialmente gangrena diabética, congelamentos); em lesões de difícil cura (lesões pós-operatórias, por irradiação e por acidentes); antes de transplantes cutâneos.
Como este medicamento funciona?
IRUXOL ® é uma associação de colagenase com cloranfenicol e é indicado como agente desbridante (que remove impurezas da ferida) em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas. A cicatrização da ferida é acelerada se não houver tecido necrosado no ferimento. A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado natural ou desnaturado, contribuindo na formação de tecido de granulação e subsequente reepitelização de úlceras da pele. O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático utilizado para conter as infecções bacterianas locais.
Quando não devo usar este medicamento?
IRUXOL é contraindicado em casos de hipersensibilidade (alergia) ao cloranfenicol, à colagenase ou a qualquer componente da fórmula do produto, e em pacientes com conhecida ou histórico familiar de doenças hematológicas, por exemplo, panmielopatia, icterícia hemolítica e anemia aplástica. Também é contraindicado a pacientes com queimaduras extensas. A absorção de cloranfenicol não pode ser excluída, pois reações adversas sistêmicas teoricamente podem ocorrer.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Evitar o contato da pomada com os olhos e com a mucosa da boca. Recomenda-se aplicar a pomada, cuidadosamente, dentro da área lesada. A variação de pH ideal para a colagenase situa-se entre 6 e 8. Condições de pH mais baixo ou mais alto diminuem a atividade enzimática. Em pacientes diabéticos, as gangrenas secas devem ser umedecidas para evitar a conversão para gangrena úmida. Se não houver melhora após 14 dias, o tratamento com IRUXOL deve ser descontinuado pelo médico. Colagenase deve ser utilizada com cautela em pacientes debilitados devido ao risco de bacteremia e/ou sepse bacteriana. Para evitar reinfecção, deve-se ter higiene pessoal rigorosa durante a utilização do produto. O uso prolongado de antibióticos pode resultar no desenvolvimento de microorganismos não suscetíveis, incluindo fungos. Pode haver absorção sistêmica de cloranfenicol após a aplicação tópica. Reações adversas graves hematológicas, como supressão da medula óssea e anemia aplástica, têm sido reportadas após o uso de cloranfenicol tópico. Evitar a administração conjunta de cloranfenicol com outros medicamentos que possam deprimir a função da medula óssea.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original. Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade impresso na embalagem externa. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Deve-se fazer rigorosa higiene local antes da utilização do produto. Evitar contato da pomada com os olhos e com a mucosa da cavidade oral. Para obter sucesso no tratamento, deve ser observado o seguinte: IRUXOL deve ter um contato total com toda a área lesada da ferida. Uma camada de cerca de 2 mm de pomada deve ser aplicada uniformemente no curativo ou diretamente na área a ser tratada, ligeiramente umedecida, uma vez ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
IRUXOL é contraindicado em casos de hipersensibilidade (alergia) ao cloranfenicol, à colagenase ou a qualquer componente da fórmula do produto, e em pacientes com conhecida ou histórico familiar de doenças hematológicas (alterações envolvendo as células do sangue), como panmielopatia, icterícia hemolítica e anemia aplástica. Também é contraindicado a pacientes com queimaduras extensas. Após a aplicação tópica, a absorção de cloranfenicol não pode ser excluída, e reações adversas sistêmicas teoricamente podem ocorrer, incluindo reações adversas graves hematológicas, como supressão da medula óssea e anemia aplástica. Portanto, o uso de IRUXOL deve ser feito com cautela e sob orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?