A isotretinoína é indicada para: o tratamento de formas graves de acne (nódulo - cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).
Como este medicamento funciona?
A isotretinoína contém em sua fórmula uma substância derivada da vitamina A – a isotretinoína. A melhora clínica da acne grave está associada à diminuição da atividade e à redução do tamanho das glândulas produtoras de sebo. O tempo médio de início de ação farmacológica com resultado clínico é variável, mas estimado entre 8 e 16 semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. O uso é contraindicado também para pacientes no período de lactação, e se você for alérgico à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula. Adicionalmente, não tomar isotretinoína se você for alérgico à soja ou a parabenos, tiver aumento excessivo de vitamina A no organismo, estiver usando tetraciclinas e derivados, ou tiver valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados. A doação de sangue é contraindicada durante o tratamento e até 1 mês após o seu término. O medicamento é também contraindicado para uso por pacientes com insuficiência hepática.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A isotretinoína é teratogênica, podendo ocasionar graves defeitos físicos ao feto se ocorrer gravidez durante o uso ou até um mês após a interrupção do tratamento, independentemente da quantidade de medicação ou tempo de tratamento. Mulheres grávidas ou que possam engravidar não devem tomar isotretinoína. É contraindicado também o uso para mulheres com potencial de engravidar, a menos que satisfaçam certas condições, como ter acne grave resistente e serem informadas sobre os riscos. O medicamento pode passar para o leite materno, portanto, mulheres que estejam amamentando devem informar ao médico e evitar seu uso. Exames de função do fígado e de lipídios sanguíneos devem ser realizados antes e durante o tratamento. Há riscos de distúrbios psíquicos, como depressão e tentativas de suicídio, em pacientes que usam isotretinoína. Além disso, o seu uso exige acompanhamento médico strict e exames laboratoriais periódicos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A isotretinoína é indicada para o tratamento de formas graves de acne (nódulo - cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores. A doses diárias e a duração do tratamento devem ser determinadas por um médico, e recomenda-se acompanhamento estrito e exames laboratoriais periódicos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A isotretinoína pode causar os seguintes males: depressão, sintomas psicóticos (problemas de percepção, julgamento, raciocínio e comportamento), e raras tentativas de suicídio e suicídio foram relatados. Também pode haver alterações ósseas como fechamento precoce de epífeses, hiperostose e calcificações de tendões e ligamentos. Os pacientes podem experienciar dores musculares e nas articulações, e aumentos isolados de creatinofosfoquinase (CPK) sérica. A função do fígado deve ser monitorada, pois a isotretinoína pode causar danos ao fígado. O aumento incontrolável dos triglicérides pode levar à pancreatite aguda. A interrupção do medicamento pode não aliviar os sintomas de depressão. Por isso, é necessário acompanhamento médico rigoroso.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?