A isotretinoína é indicada para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).
Como este medicamento funciona?
Este medicamento contém em sua fórmula uma substância derivada da vitamina A - a isotretinoína. A melhora clínica da acne grave está associada à diminuição da atividade e à redução do tamanho das glândulas produtoras de sebo. O tempo médio de início da ação farmacológica com resultado clínico é variável, mas estimado entre 8 e 16 semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, pois causa graves defeitos na face, orelhas, coração e sistema nervoso do feto. É contraindicado a pacientes no período de lactação, a pacientes com alergia conhecida à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula, a pacientes alérgicos à soja, a pacientes alérgicos a parabenos, a pacientes com aumento excessivo de Vitamina A no organismo, a pacientes que usam tetraciclinas e a pacientes com valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados. Também é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A isotretinoína é teratogênica, isto é, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto (envolvendo em particular o sistema nervoso central, o coração e os grandes vasos sanguíneos), quando ocorrer gravidez durante o seu uso ou mesmo até um mês após a interrupção do tratamento, independentemente da quantidade de medicação ou tempo de tratamento. Por este motivo, a isotretinoína não deve ser tomada por mulheres grávidas ou que possam engravidar. Há também risco elevado de aborto espontâneo. A isotretinoína é contraindicada a mulheres com potencial de engravidar a menos que sejam atendidas todas as condições especificadas; caso ocorra gravidez durante o tratamento, o seu médico deverá ser imediatamente informado. Este medicamento também não deve ser usado por pacientes com insuficiência hepática, alergia conhecida à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula, e a pacientes com aumento excessivo de Vitamina A, entre outras contraindicações. Além disso, a função do fígado deve ser monitorada regularmente durante o tratamento, assim como os níveis de lípidos no sangue.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A isotretinoína pode causar diversos males, incluindo:
Distúrbios Psiquiátricos: depressão, sintomas psicóticos, raras tentativas de suicídio e suicídio.
Distúrbios do Fígado e Vesícula Biliar: alterações na função do fígado e nos níveis das enzimas hepáticas.
Distúrbios do Metabolismo Lipídico: aumento dos triglicerídeos no sangue, o que pode estar relacionado a pancreatite aguda.
Distúrbios do Musculoesquelético e Tecido Conectivo: dores musculares, alterações ósseas e aumento do volume ósseo.
Distúrbios do Sangue: diminuição da contagem de células vermelhas e brancas, incluindo neutropenia grave.
Distúrbios do Tecido Cutâneo e Subcutâneo: pioras agudas do quadro de acne no início do tratamento.
Além disso, há contraindicações para grávidas ou mulheres que possam engravidar, pois a isotretinoína é teratogênica e pode causar sérios problemas para o feto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?