Kaloba Gotas 20ml

  • Fabricante: Herbarium Laboratorio Botanico Ltda - 78950011000120
  • Categoria: Aparelho Respiratório
  • Princípio ativo: Pelargonium Sidoides Dc
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado para tratamento dos sintomas (tosse com catarro, tosse seca, coriza, obstrução nasal, dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para engolir, mal-estar e indisposição) de infecções agudas do sistema respiratório, tais como resfriado, sinusite, infecção da garganta e bronquite não alérgica, principalmente aquelas causadas por vírus.

  • Como este medicamento funciona?

    Kaloba ® contém o extrato padronizado EPs 7630 das raízes de Pelargonium sidoides DC. Esta planta, originária da África do Sul, vem sendo utilizada na medicina popular desde 1665, e sua eficácia clínica no tratamento das infecções respiratórias foi demonstrada por estudos clínicos a partir da década de 1970. A melhora dos sintomas das infecções respiratórias ocorre graças aos efeitos de Kaloba ® sobre o sistema imunológico. Kaloba ® auxilia as defesas naturais do organismo no combate às infecções causadas por micro-organismos. Estudos clínicos também comprovaram que Kaloba ® exerce atividade auxiliar sobre a eliminação do catarro que normalmente acompanha a tosse presente nas infecções respiratórias. A maioria dos estudos clínicos realizados com Kaloba ® revelou melhora dos sintomas das infecções respiratórias entre o primeiro e quarto dia de tratamento. A melhora completa dos sintomas é geralmente observada até o sétimo dia de tratamento. Dessa maneira, Kaloba ® reduz a duração da doença e a intensidade dos sintomas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Para segurança do paciente, o uso de Kaloba não é recomendado: - em casos de alergia aos componentes da fórmula; - em casos de doenças graves do fígado. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Atenção: Contém os corantes óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho e dióxido de titânio que podem, eventualmente, causar reações alérgicas. Atenção: Contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com sindrôme de má-absorção de glicose-galactose. Consulte novamente seu médico se os síntomas não melhorarem dentro de uma semana, se o quadro febril permanecer por muitos dias, se tiver alteração no fígado de origem desconhecida ou se ocorrer expectoração com sangue. Casos de hepatotoxicidade (toxicidade no fígado) e hepatite (inflamação no fígado) foram relatados relacionados à administração do medicamento. No caso de aparecerem sinais de hepatotoxicidade, a administração do medicamento deve ser interrompida imediatamente e um médico deve ser consultado. Gravidez e amamentação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso de Kaloba não é recomendado a mulheres durante a amamentação. Pacientes idosos: Não há restrições específicas para o uso em pacientes idosos. Uso com outras substâncias: Devido à possível influência de Kaloba nos parâmetros de coagulação, não pode ser excluído que Kaloba intensifique o efeito dos medicamentos inibidores de coagulação (por exemplo, a varfarina e a heparina), inclusive dos derivados da cumarina, quando usados concomitantemente. Capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: Não é conhecida qualquer influência negativa na capacidade de dirigir ou usar máquinas. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz, do calor e da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Salvo critério médico diferente, a posologia recomendada é a seguinte: Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido, três vezes ao dia. Para crianças de 1 a 12 anos aconselha-se o uso de Kaloba® solução oral, devido à adequação da dose para esta faixa etária. Kaloba® não deve ser mastigado e deve ser tomado com algum líquido, preferivelmente com um copo de água. Não tomar os comprimidos enquanto estiver deitado. A duração média do tratamento é de 5 a 7 dias e não deve ser interrompido mesmo após o desaparecimento dos sintomas, conforme prescrição médica. Em adultos, o tratamento pode, conforme orientação médica, ser prolongado por até 28 dias. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso tenha esquecido de tomar uma dose, não tome a dose dobrada, mas continue o tratamento como indicado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    As reações adversas que podem ocorrer com o uso do medicamento KALOBA incluem: distúrbios gastrintestinais (como dor de estômago, náuseas, diarreia) em 0,1% a 1% dos pacientes; sangramento discreto da gengiva ou do nariz e reações de hipersensibilidade (erupção cutânea, prurido) em 0,01% a 0,1% dos pacientes; e elevação das enzimas hepáticas em menos de 0,01% dos pacientes. Também foram relatadas alterações no fígado de origem desconhecida, cuja relação com o uso do produto não foi demonstrada.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Kaloba ® é um medicamento fitoterápico muito bem tolerado. Até o momento não se relataram sintomas de superdosagem. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.