Kollagenase ® com cloranfenicol (colagenase com cloranfenicol) é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) e antibioticoterapia tópica (uso de um antibiótico), em feridas, úlceras e lesões necróticas (com tecido desvitalizado), em geral. Esta indicação compreende: úlceras de diversas etiologias (de pressão ou por decúbito, varicosa, relacionada à diabetes, entre outros); gangrenas de extremidade; lesões por congelamento; condições associadas à difícil cicatrização; queimaduras; previamente ao enxerto cutâneo por sua ação no leito da ferida; feridas onde se torne necessário o desbridamento enzimático da lesão.
Como este medicamento funciona?
Kollagenase ® com cloranfenicol é uma associação de colagenase com cloranfenicol. A colagenase é um agente desbridante (que remove tecido desvitalizado) em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas. A cicatrização da ferida é acelerada se não houver tecido necrosado no ferimento. A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado natural ou desnaturado, contribuindo na formação de tecido novo (de granulação) e subsequente cicatrização (reepitelização das feridas). O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro utilizado na formulação para conter as infecções bacterianas locais que, secundariamente, podem estar presentes.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) à colagenase, ao cloranfenicol ou a qualquer outro componente da formulação; a pacientes com doença hematológica (doença do sangue) presente ou anterior, por exemplo, panmielopatia e icterícia hemolítica; e a pacientes com queimaduras extensas. Além disso, não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Kollagenase ® com cloranfenicol é contraindicada: a pacientes com hipersensibilidade (alergia) à colagenase, ao cloranfenicol ou a qualquer outro componente da formulação; a pacientes com doença hematológica (doença do sangue) presente ou anterior, por exemplo, panmielopatia e icterícia hemolítica; a pacientes com queimaduras extensas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Se não houver melhora após 14 dias, consultar seu médico, pois o tratamento deve ser descontinuado. O intervalo ideal de pH para a ação da colagenase é de 6 a 8. Condições de pH acima ou abaixo deste intervalo diminuem a atividade da colagenase. Deve-se evitar o uso de compressas contendo íons metálicos ou soluções ácidas que diminuem o pH. A pomada deve ser aplicada dentro da área da ferida e evitar o contato com os olhos e a mucosa da cavidade oral. O uso prolongado do cloranfenicol pode facilitar a proliferação de micro-organismos não sensíveis, incluindo fungos. A absorção sistêmica de cloranfenicol não pode ser excluída após aplicação dermatológica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, e o uso na lactação não é recomendado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A pomada deve ser aplicada, cuidadosamente, dentro da área da ferida. É importante fazer a limpeza do local com soro fisiológico estéril antes da aplicação, removendo todo o material necrótico e líquidos da ferida. O uso deve ser feito de acordo com a orientação do profissional de saúde, e a ação da colagenase se torna evidente nos primeiros seis dias de tratamento. Deve-se evitar o contato do medicamento com os olhos e com a mucosa da cavidade oral. A aplicação da pomada pode causar um leve eritema (vermelhidão) transitório ao redor da ferida.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar Kollagenase com Cloranfenicol, aplique a pomada assim que se lembrar. No entanto, se estiver próxima da hora da próxima aplicação, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema regular de uso. Nunca aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?