• Home
  • Bulas
  • Kolpocervix 30gr Pomada 06u001g G com 6 Aplicadores

Kolpocervix 30gr Pomada 06u001g G com 6 Aplicadores

  • Fabricante: Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda - 05254971000181
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Cloranfenicol,Colagenase
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Kolpocervix (colagenase com cloranfenicol) é destinada ao desbridamento de tecidos necróticos ou restos de tecidos em situações como: pós-operatórios de cirurgias ou intervenções ginecológicas referentes ao colo uterino e mucosa vaginal (por exemplo, cauterizações uterinas, episiorrafias e colpoperineorrafias), em casos de cervicites (por exemplo, erosivas e pós-parto) e vaginites (por exemplo, ulcerativas).

  • Como este medicamento funciona?

    A colagenase é um agente desbridante (que remove tecido desvitalizado) em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, ou seja, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas. A cicatrização da ferida é acelerada se não houver tecido necrosado no ferimento. A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado natural ou desnaturado, contribuindo na formação de tecido novo (de granulação) e subsequente cicatrização (reepitelização das feridas). O colágeno de tecido sadio ou do tecido recentemente formado não é afetado pela colagenase. A limpeza completa da lesão ocorre num período de 1 a 14 dias, sendo que na maioria dos casos a ação da pomada torna-se evidente nos primeiros seis dias de tratamento. O efeito ótimo da colagenase se dá após 8 a 12 horas da aplicação e tem a duração de até 24 horas. O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro utilizado na formulação para conter as infecções bacterianas locais que, secundariamente, podem estar presentes.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Kolpocervix (colagenase com cloranfenicol) é contraindicada: - a pacientes com hipersensibilidade (alergia) à colagenase, ao cloranfenicol ou a qualquer outro componente da formulação; - a pacientes com doença hematológica (doença do sangue) presente ou anterior, por exemplo, panmielopatia (doenças da medula óssea) e icterícia hemolítica (cor amarelada do paciente devido à destruição dos glóbulos vermelhos no sangue). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião - dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Se não houver melhora em até 14 dias, o tratamento com Kolpocervix (colagenase com cloranfenicol) deve ser descontinuado. O intervalo ideal de pH para a ação da colagenase é de 6 a 8, pois condições de pH acima ou abaixo deste intervalo diminuem a atividade enzimática. É importante evitar o uso de compressas que contenham íons metálicos ou soluções ácidas. A higiene pessoal rigorosa é recomendada durante o procedimento de desbridamento de feridas. A aplicação deve ser feita cuidadosamente na vagina com o auxílio do aplicador. Não se recomenda o uso de ducha vaginal ou relações sexuais durante o tratamento. Um leve eritema transitório pode ocorrer, e deve-se evitar o contato do medicamento com os olhos e a mucosa da cavidade oral. Deve-se monitorar pacientes debilitadas para infecções bacterianas sistêmicas. A absorção sistêmica de cloranfenicol não pode ser excluída após a aplicação vaginal, e este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Kolpocervix (colagenase com cloranfenicol) deve ser armazenada dentro da sua embalagem original. Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC. Fechar a bisnaga após o uso. Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade de 24 meses a partir de sua data de fabricação, impressa na embalagem. Após aberto, válido por 50 dias. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Kolpocervix (colagenase com cloranfenicol) deve ser introduzida cuidadosamente na vagina com auxílio do aplicador, o mais profundamente possível. Antes da primeira aplicação, recomenda-se a limpeza do local (interna) apenas pelo médico, com soro fisiológico estéril, removendo-se todo o material necrótico e exsudatos. Durante o tratamento, recomenda-se não utilizar ducha vaginal e não manter relações sexuais. A limpeza do local da aplicação potencializará a ação da enzima. Evitar o contato do medicamento com os olhos e com a mucosa da cavidade oral. Caso não haja melhora em até 14 dias, o tratamento deve ser descontinuado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os possíveis males que o medicamento Kolpocervix pode causar incluem:

    • Reações alérgicas em pacientes com hipersensibilidade ao cloranfenicol, à colagenase ou a qualquer outro componente da fórmula.
    • Uso inadequado pode levar a infecções devido à possibilidade de proliferação de micro-organismos não sensíveis.
    • Pode ocorrer sensibilização após uso prolongado, levando a reações adversas.
    • Um leve eritema transitório pode ser notado no tecido circundante em algumas aplicações.
    • A absorção sistêmica de cloranfenicol não pode ser excluída após a aplicação vaginal.
    • Possibilidade de bacteremia em pacientes debilitadas, devido à ação das enzimas desbridantes.

    Além disso, o medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez ou amamentação sem orientação médica.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.