A latanoprosta solução oftálmica é indicada a pacientes com glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. Além disso, ela é utilizada para a redução da pressão intraocular elevada e glaucoma em pacientes pediátricos.
Como este medicamento funciona?
A latanoprosta reduz a pressão intraocular aumentando a drenagem do humor aquoso. O aumento da pressão dentro do olho ocorre quando o líquido que preenche o globo ocular apresenta dificuldade de drenagem e se acumula. Após a aplicação do colírio, a redução da pressão intraocular se inicia cerca de 3 a 4 horas e o efeito máximo é alcançado após 8 a 12 horas, mantendo a redução por pelo menos 24 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
A latanoprosta é contraindicada a pacientes que apresentam hipersensibilidade (reação alérgica) à latanoprosta ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento também é contraindicado para menores de 1 ano e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A latanoprosta é um colírio e há formas corretas de aplicá-la, leia atentamente a pergunta número 6 antes de usar. Após o uso de colírios, a visão pode ficar embaçada por alguns minutos. Caso isso ocorra, espere até que esse efeito passe antes de dirigir ou operar máquinas. A latanoprosta contém cloreto de benzalcônio (um tipo de conservante), que pode ser absorvido por lentes de contato. Remova as lentes antes de aplicar o colírio e só as recoloque após 15 minutos. Durante a gravidez e amamentação, a latanoprosta deve ser usada somente se o benefício previsto justificar o risco potencial para o feto ou lactente. A latanoprosta pode passar para o leite materno. A latanoprosta pode causar alterações de coloração na íris e escurecimento da pálpebra, além de alterações nos cílios. Deve ser utilizada com cautela em pacientes com historico de ceratite herpética. Sempre avise ao seu médico sobre outras medicações que você toma para evitar interações medicamentosas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em geladeira (de 2 °C a 8ºC). Proteger da luz. O prazo de validade do medicamento a partir da data de fabricação é de 24 meses. Após a abertura do frasco, o produto pode ser conservado em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 10 semanas. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Sempre lave muito bem as mãos antes de aplicar o colírio. a) Retire o lacre externo do frasco de latanoprosta e desenrosque a sua tampa interna; b) Com o dedo indicador, puxe delicadamente a pálpebra inferior do olho para baixo, formando uma bolsa; c) Coloque a ponta do frasco conta-gotas perto do olho e aperte o frasco para que caia uma gota dentro do olho. Evite que a ponta do frasco toque a sua mão, a pálpebra ou os cílios; d) Feche os olhos cuidadosamente e, com a ponta do indicador, aperte levemente o canal lacrimal (região que fica no canto interno do olho, sobre o nariz); e) Recoloque a tampa no frasco. A dose recomendada é 1 gota de latanoprosta no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. A dose de latanoprosta não deve exceder 1 dose diária, uma vez que uma administração mais frequente diminui o efeito redutor da pressão intraocular. Este produto deve ser utilizado somente uma vez ao dia, independente da idade do paciente. Cada mililitro de latanoprosta equivale a aproximadamente 33 gotas. Usando da forma correta e na dose recomendada, o conteúdo do frasco é suficiente para, pelo menos, 4 semanas. A latanoprosta deve ser administrada preferencialmente à noite. Se você usa mais de um colírio diariamente, a aplicação de cada um desses colírios deve ser feita separadamente, com um intervalo de 5 minutos entre a aplicação de cada um deles. Siga a orientação de seu
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar a latanoprosta, aplique a dose assim que lembrar, a menos que já esteja próximo do horário da próxima dose. Neste caso, pule a dose esquecida e continue com o regime normal. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida. A dose recomendada é de 1 gota de latanoprosta no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. Este produto deve ser utilizado preferencialmente à noite.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A latanoprosta pode causar escurecimento da pálpebra, que pode ser reversível, e alterações do comprimento, espessura, número e direção dos cílios, que são reversíveis após a descontinuação do tratamento. Além disso, a latanoprosta pode alterar suavemente a cor da parte colorida dos seus olhos (íris) se essa parte tiver cores mistas, como azul acastanhado ou verde acastanhado, levando a um escurecimento da íris. É importante notar que essa alteração não gera prejuízo na capacidade de enxergar. A latanoprosta deve ser utilizada com cautela em pacientes com história de ceratite herpética e pode causar reações alérgicas em indivíduos hipersensíveis.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se a latanoprosta for acidentalmente ingerida (engolida), procure seu médico. O uso em doses superiores à recomendada pode não ser seguro, e a dose recomendada é 1 gota no(s) olho(s) afetados uma vez ao dia. Uma administração mais frequente diminui o efeito redutor da pressão intraocular.