A latanoprosta + maleato de timolol é indicada no tratamento de glaucoma de ângulo aberto (doença crônica do olho em que a pressão dentro deste aumenta, podendo levar à morte das fibras do nervo óptico e redução progressiva do campo de visão) ou hipertensão ocular (condições em que a pressão dentro dos olhos está aumentada, mas sem lesão do nervo óptico) em pacientes que apresentam resposta insuficiente ao uso de colírio contendo uma única medicação redutora da pressão dentro dos olhos.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento contém duas substâncias ativas: latanoprosta e maleato de timolol. Esses dois componentes diminuem a pressão intraocular elevada (PIO) por diferentes mecanismos de ação. A latanoprosta reduz a pressão intraocular aumentando a drenagem do humor aquoso (líquido produzido pelo olho). O mecanismo da ação do maleato de timolol ainda não está totalmente estabelecido, mas estudos sugerem que sua ação pode estar relacionada à redução da formação do humor aquoso.
Quando não devo usar este medicamento?
A latanoprosta + maleato de timolol não deve ser utilizado em pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) a latanoprosta, maleato de timolol ou a qualquer componente do produto. Não deve ser utilizado em pacientes: (1) com história de quadros de broncoespasmo, incluindo asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave, (2) portadores de alterações do ritmo cardíaco, tais como bradicardia sinusal, síndrome do nó sinusal, bloqueio sino - atrial, bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro grau não controlado com marcapasso; (3) história de alterações da função do músculo do coração, tais como insuficiência cardíaca congestiva e choque cardiogênico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A latanoprosta + maleato de timolol é um colírio e há formas corretas de aplicá-lo. A dose recomendada é 1 gota no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. Não se deve exceder a dose, pois administrações mais frequentes diminuem os efeitos da redução da pressão intraocular. Este medicamento pode gradualmente aumentar o pigmento castanho da íris e causar mudanças na pele da pálpebra e nos cílios. Deve-se ter cautela no uso por pacientes sem o cristalino natural e em casos de ceratite herpética. É necessário cuidado em pacientes com distúrbios cardíacos graves e aqueles que usam medicações para hipertensão e diabetes. As mulheres grávidas devem usar sob orientação médica e o uso de lentes de contato deve ser feito com cuidado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A latanoprosta + maleato de timolol deve ser armazenado em geladeira (de 2ºC a 8ºC) e protegido da luz. Após a abertura do frasco, o produto pode ser armazenado em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 10 semanas. É importante guardá-lo em sua embalagem original e fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A latanoprosta + maleato de timolol deve ser usada na forma de colírio. A dose recomendada é de 1 gota no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. Não se deve exceder a dose de uma gota por dia, pois administrações mais frequentes diminuem os efeitos da redução da pressão intraocular.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem hipersensibilidade a latanoprosta, maleato de timolol ou a qualquer componente do produto. O uso da latanoprosta + maleato de timolol deve ser evitado em pacientes com história de broncoespasmo, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica grave, alterações do ritmo cardíaco, insuficiência cardíaca congestiva, e choque cardiogênico. Este medicamento pode ainda causar aumento do pigmento castanho da íris, escurecimento da pele da pálpebra, e aumento no comprimento e grosso dos cílios. Pacientes sem o cristalino natural devem usar com cautela devido ao risco de edema macular. Os efeitos colaterais do componente beta bloqueador incluem mascaramento de sintomas de hipertireoidismo, aumento da intensidade de reações alérgicas, e piora dos sintomas de miastenia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?