O letrozol é indicado para o tratamento adjuvante de mulheres na pós-menopausa com câncer de mama inicial receptor hormonal positivo. Também é indicado para o tratamento de primeira linha no câncer de mama avançado hormônio dependente em mulheres na pós-menopausa, e para o tratamento de câncer de mama avançado em mulheres na pós-menopausa que já foram tratadas com antiestrogênicos. Além disso, é utilizado como terapia pré-operatória em mulheres na pós-menopausa com câncer de mama localmente avançado receptor hormonal positivo, visando permitir a cirurgia conservadora da mama.
Como este medicamento funciona?
O letrozol pertence a um grupo de medicamentos chamado de inibidores de aromatase. Ele é um tratamento hormonal (ou “endócrino”) para o câncer de mama. O crescimento do câncer de mama é frequentemente estimulado pelos estrogênios, que são hormônios sexuais femininos. O letrozol reduz a quantidade de estrogênio, bloqueando uma enzima (“aromatase”) envolvida na produção de estrogênios e, portanto, pode bloquear o crescimento de cânceres de mama que necessitam de estrogênio para crescer. Como consequência, as células tumorais vão reduzir ou parar sua progressão e/ou espalhamento para outras partes do corpo.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado se você for alérgico (hipersensível) ao letrozol ou a qualquer um dos componentes listados na composição. Não o utilize se você ainda tiver períodos menstruais, ou seja, se você ainda não entrou na menopausa. Também não deve ser usado se você estiver grávida ou amamentando. Informe ao seu médico antes de tomar letrozol se alguma dessas condições se aplicar a você.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir da informação geral contida nesta bula. Tome especial cuidado com letrozol se você tem uma doença renal grave, se você tiver uma doença grave do fígado, ou se você tem histórico de osteoporose ou fraturas dos ossos. Seu nível de hormônios pode ser verificado pelo seu médico antes de você tomar letrozol para garantir que você está na menopausa. Se alguma destas condições se aplicar a você, informe ao seu médico. O seu médico levará em conta durante o tratamento com letrozol.
O letrozol só deve ser tomado sob estrita supervisão médica. O seu médico irá monitorar regularmente a sua condição para verificar se o tratamento está tendo o efeito desejado. Seu médico também pode decidir monitorar a sua saúde óssea, uma vez que este medicamento pode causar o afinamento ou perda óssea (osteoporose).
Pessoas com 65 anos ou mais podem usar letrozol com a mesma dose de outros adultos. O letrozol não deve ser utilizado em crianças ou adolescentes (abaixo de 18 anos).
Você não deve tomar letrozol se estiver grávida, pois pode fazer mal ao feto. Informe ao seu médico sobre os potenciais riscos de utilizar letrozol durante a gestação. Não amamente durante o tratamento com letrozol e informe ao seu médico se está amamentando. Se você ainda recentemente apresentou períodos menstruais, discuta com seu médico sobre a necessidade de uma contracepção eficaz.
Se você sentir tonturas ou sonolência, ou se você apresentar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O comprimido deve ser engolido inteiro com um copo de água ou outro líquido. A dose habitual é de um comprimido de letrozol para ser tomado uma vez por dia. É recomendado tomar letrozol na mesma hora todos os dias e continuar a tomar todos os dias durante o tempo que o seu médico informar, que pode ser por meses ou anos. Não pare de tomar letrozol a menos que o seu médico lhe oriente. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar letrozol, siga as seguintes orientações: se for quase a hora da sua próxima dose (por exemplo, dentro de 2 ou 3 horas), jumpe a dose esquecida e tome sua próxima dose no horário habitual. Caso contrário, tome a dose assim que se lembrar, e depois tome o próximo comprimido como faria normalmente. Não tome uma dose dupla para compensar a que você perdeu.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Assim como todos os medicamentos, pacientes tomando letrozol podem apresentar reações adversas, embora nem todos as apresentem. A maioria das reações adversas são leves a moderadas e geralmente desaparecem após alguns dias ou algumas semanas de tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?