O levonorgestrel + etinilestradiol é indicado na prevenção da gravidez e para o controle de irregularidades menstruais. Embora os contraceptivos orais sejam altamente eficazes, há casos de gravidez em mulheres que os utilizam.
Como este medicamento funciona?
O levonorgestrel + etinilestradiol é um contraceptivo oral que combina 2 hormônios. O etinilestradiol e o levonorgestrel suprimem as gonadotrofinas, inibindo, assim, a ovulação, levando à contracepção.
Quando não devo usar este medicamento?
O levonorgestrel + etinilestradiol não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda por mulheres que estejam amamentando. Também é contraindicado para mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes, e aquelas que apresentam qualquer uma das seguintes condições: história anterior ou atual de trombose venosa profunda; história anterior ou atual de tromboembolismo; doença vascular cerebral; valvopatias trombogênicas; distúrbios do ritmo cardíaco trombogênico; trombofilias; dor de cabeça com sintomas neurológicos; diabetes com comprometimento da circulação; hipertensão não controlada; câncer de mama ou outro neoplasia dependente do hormônio estrogênio; tumores do fígado ou doença do fígado ativa. Este medicamento não deve ser utilizado por homens.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Levonorgestrel + etinilestradiol não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda por mulheres que estejam amamentando. Também é contraindicado em mulheres com hipersensibilidade a qualquer componente do medicamento, e por aquelas com histórico ou atual de trombose venosa profunda, tromboembolismo, doença vascular cerebral, doença arterial coronariana, valvulopatias trombogênicas, distúrbios do ritmo cardíaco, e trombofilias. O uso deve ser evitado em caso de câncer de mama ou outras neoplasias dependentes de hormônios, distúrbios hepáticos, sangramento vaginal sem causa determinada, e histórico de pancreatite associada à hiperlipidemia severa. Além disso, deve-se ter cautela em pacientes com diabetes com comprometimento da circulação ou hipertensão não controlada.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Levonorgestrel + etinilestradiol é indicado na prevenção da gravidez e para o controle de irregularidades menstruais. O uso deve ser realizado sob acompanhamento médico. É contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, lactantes, e para aquelas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes, além de diversas outras condições como história de trombose, doenças vasculares, e câncer. É essencial que mulheres com condições como diabetes e hipertensão não controlada sejam monitoradas rigorosamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, deve tomar o comprimido assim que lembrar. Se estiver próximo do horário do comprimido seguinte, tome apenas um comprimido e não dobre a dose. Continue a utilizar os comprimidos normalmente. Caso tenha esquecido de tomar mais de um comprimido, consulte seu médico para orientações específicas sobre o que fazer neste caso.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento levonorgestrel + etinilestradiol não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, pois pode causar malformação ao bebê. Além disso, é contraindicado em casos de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes, história de trombose venosa profunda, tromboembolismo, doença vascular cerebral, doença arterial coronariana, valvulopatias trombogênicas, distúrbios do ritmo cardíaco trombogênicos, trombofilias, episódios de cefaleia com sintomas neurológicos, diabetes com comprometimento da circulação, hipertensão não controlada, câncer de mama, neoplasias dependentes de estrogênio, tumores do fígado ou hepatopatias ativas. O uso deste medicamento deve ser acompanhado de cuidado em pacientes com diabetes e intolerância à glicose.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?