LIDE (betaciclodextrina nimesulida) é indicado como anti-inflamatório, para dor e febre, e para o tratamento dos estados flogísticos (sinais de inflamação, como vermelhidão e inchaço) dolorosos e não dolorosos, acompanhados ou não por febre, inclusive os relacionados ao aparelho osteoarticular (ossos e articulações).
Como este medicamento funciona?
LIDE (betaciclodextrina nimesulida) é uma formulação da nimesulida na qual a substância ativa forma um complexo com a substância betaciclodextrina. Esse medicamento atua reduzindo os processos inflamatórios, a febre, a dor, especialmente dores nos ossos e nas articulações.
Quando não devo usar este medicamento?
LIDE ( betaciclodextrinanimesulida ) não é indicado para pacientes predispostos à sensibilidade no estômago, ou sabidamente portadores de alguma lesão na mucosa do estômago. Não deve ser administrado a pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão no fígado grave e a pacientes hemofílicos. Deve-se tomar cuidado em pacientes com função renal comprometida. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos e em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago. Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. A nimesulida é absolutamente contraindicada nos três primeiros meses de gravidez e, no final da gestação, assim como em hemofílicos. Não deve ser administrado a mulheres que estejam amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Em tratamentos prolongados, recomenda-se o controle periódico do quadro sanguíneo. A nimesulida pode inibir a função plaquetária e prolongar o tempo de sangramento, sendo este efeito reversível. Assim, deve-se ter cautela em pacientes portadores de doenças intrínsecas da coagulação ou em uso de anticoagulantes, tais como os cumarínicos (fenindiona, varfarina), e em hemofílicos. A terapia com a nimesulida deverá ser suspensa, no mínimo, 2 semanas antes de cirurgias. Atenção especial para pacientes que apresentam: insuficiência cardíaca; hipertensão arterial (pressão alta); problemas hematológicos (sanguíneos) e que tomam anticoagulantes; portadores de úlcera péptica; problemas renais com prejuízo da função renal ou depleção do volume extracelular; problemas hepáticos (do fígado); hipersensibilidade aos anti-inflamatórios não esteroides ou ao ácido acetilsalicílico; asma. Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Este medicamento pode causar danos ao fígado, por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha LIDE ( betaciclodextrinanimesulida ) em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, e todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Tomar 1 comprimido, 2 vezes ao dia, com um pouco de água e sem mastigar. LIDE (betaciclodextrina nimesulida) não deve ser administrado em altas doses, ou por períodos prolongados, sem controle médico. Dose máxima diária recomendada: 2 comprimidos/dia que equivale a 800mg/dia de betaciclodextrina nimesulida.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento LIDE (betaciclodextrina nimesulida) pode causar problemas no estômago e rins, coração e vasos sanguíneos se utilizado por um período maior do que o recomendado. É contraindicado para pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico, lesões no estômago, função renal comprometida, hemofilia e síndrome de má absorção de glicose-galactose. Também não é recomendado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. A nimesulida é contraindicada nos três primeiros meses de gravidez e no final da gestação. Durante o tratamento, deve-se evitar bebidas alcoólicas devido ao aumento do risco de úlcera e sangramento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer a ingestão de uma quantidade maior do que a indicada de LIDE ( betaciclodextrinanimesulida ), deve-se tomar cuidado, pois não deve ser administrado em altas doses ou por períodos prolongados, sem controle médico. O uso excessivo pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.