Este medicamento é destinado para o tratamento de pacientes adultos com níveis elevados de colesterol e de triglicérides no sangue.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento atua reduzindo os níveis de colesterol e de triglicérides do sangue. Tem ação na redução do colesterol total, do colesterol LDL, triglicérides totais e triglicérides ricos em lipoproteínas, substâncias estas comprovadamente prejudiciais ao sistema cardiovascular. Sua ação é baseada na diminuição do colesterol ruim (LDL – Low Density Lipoprotein) e aumento do colesterol bom (HDL – High Density Lipoprotein). O tempo médio estimado para a efetiva ação terapêutica do medicamento é de aproximadamente 6 a 8 semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado em pacientes que já apresentaram reações alérgicas ao fenofibrato ou a qualquer componente da fórmula do produto. É também contraindicado para pacientes com problemas no fígado (insuficiência hepática) e nos rins (insuficiência renal grave), incluindo cirrose biliar.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É recomendado o controle trimestral do nível de lípides (gorduras) sanguíneo, através de exames médicos regulares, especialmente durante o primeiro ano de tratamento. Se após um período de 3 - 6 meses de tratamento e dieta adequada não houver evidência de redução satisfatória da concentração de lípides no sangue, deve-se avaliar a necessidade de terapia complementar ou de substituição do tratamento. Pancreatite (inflamação do pâncreas) tem sido reportada em pacientes que ingerem fenofibrato. Uso em crianças – a experiência em crianças é limitada. Caso o produto seja considerado absolutamente necessário, a critério médico, e para crianças acima de 10 anos, não deverá ser ultrapassada a dose de 5mg/kg/dia. Uso durante a gravidez e amamentação – os estudos não demonstraram nenhuma malformação ou sinal de toxicidade para o feto, entretanto, as informações relativas ao uso de Lipanon durante a gravidez não são suficientes e não estão indicados para mulheres grávidas, exceto nos casos em que os riscos associados à doença do colesterol superem os riscos potenciais associados à droga. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe seu médico ou seu cirurgião-dentista se estiver amamentando.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser ingerido por via oral, conforme orientado pelo seu médico. Adultos devem tomar 1 (uma) cápsula dura de liberação retardada por dia, junto com a refeição principal. A dose máxima diária recomendada é de 1 cápsula que equivale a 250mg de fenofibrato.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de tomar uma dose deste medicamento, tome-o assim que lembrar. Se for quase a hora da dose seguinte, não tome a dose faltante, apenas tome a próxima dose no próximo horário. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O fenofibrato é geralmente bem tolerado. Entretanto, como ocorre com todos os medicamentos, pode causar, em alguns pacientes, efeitos indesejáveis. As reações comuns incluem: prisão de ventre (obstipação), diarreia, indigestão (dispepsia), gases intestinais (flatulência), náuseas, vômitos, desconforto gástrico, e aumento das transaminases (enzimas do fígado). As reações incomuns incluem: cefaleia (dor de cabeça), insônia, fadiga, tonturas, disfunção sexual (redução de libido, impotência), reações cutâneas (eritema, prurido, urticária, eczema), fotossensibilização, e queda capilar (alopecia). As reações muito raras incluem rompimento muscular e dores nas articulações (artralgias). Há também uma reação adversa pós-comercialização sem frequência conhecida: pancreatite. Algumas reações são reversíveis com a descontinuação do tratamento, como mialgia difusa (dor muscular), sensibilidade dolorosa, fraqueza muscular, e erupções na pele (rash cutâneo).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?