Liposic GEL 10G

  • Fabricante: Bl Indústria Otica Ltda - 27011022000103
  • Categoria: Olhos
  • Princípio ativo: Carbomer,Sorbitol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento foi indicado para o tratamento dos sintomas de condições de olho seco. Liposic é usado como um substituto lacrimal para o tratamento sintomático de condições de olho seco, resultante de distúrbios na secreção e função lacrimal, causada por doenças locais ou sistêmicas, assim como em circunstâncias onde a pálpebra não fecha ou fecha de modo incompleto, por exemplo, no tratamento sintomático de querato-conjuntivite ressecada.

  • Como este medicamento funciona?

    A ação de Liposic é de natureza física e limitada à face externa do olho, onde se forma um filme fluido estável, em função do alto poder ligante que o gel carbômero possui com a água. Este filme é distribuído igualmente pela superfície ocular a cada movimento da pálpebra e reduz a irritação mecânica na região.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Hipersensibilidade (alergia) a um dos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Produto somente para uso oftálmico. Lentes de contato devem ser removidas antes da administração e só podem ser recolocadas após 30 minutos da aplicação de Liposic. Deve-se evitar que a ponta da bisnaga entre em contato com qualquer superfície, incluindo os olhos, pois pode causar lesões no olho e contaminar o produto. Gravidez e lactação: Liposic não deve ser usado durante a gravidez e lactação, a não ser que o médico/oftalmologista tenha considerado, cuidadosamente, todos os riscos e benefícios potenciais. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Dirigir e operar máquinas: devido à natureza, em gel, do produto, a visão pode se apresentar embaçada por alguns minutos, imediatamente após a administração, e pode prejudicar a habilidade do paciente em dirigir veículos ou operar máquinas. Aguarde até que sua visão esteja clara antes de dirigir ou operar máquinas. Interações medicamentosas: quando usado com outros agentes oftálmicos tópicos, Liposic deve ser a última medicação administrada, após um intervalo de cerca de 15 minutos. Cetrimida, um conservante presente na formulação, pode ocasionar irritação ocular (queimação, vermelhidão, sensação de corpo estranho) e pode danificar o epitélio corneano. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, é válido por 06 semanas. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    A aplicação de Liposic deve ser de uma gota na conjuntiva de três a cinco vezes por dia, ou, em maior frequência, e aproximadamente 30 minutos antes de se deitar (do contrário há o risco de grudar a pálpebra). Geralmente, um oftalmologista deve ser consultado quando em tratamento de querato-conjuntivite ressecada, o que, normalmente se torna uma terapia de longa duração ou permanente. A duração exata do tratamento não pode ser estabelecida, visto que se trata de um produto de uso contínuo e que a duração do tratamento é estabelecida pelo seu médico e também em função da sua adaptação à medicação. Se os sintomas de olhos secos continuarem ou houver piora do quadro, suspenda o uso do produto e consulte seu médico oftalmologista. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Embora com baixa incidência, têm-se os registros de reações de queimação e vermelhidão nos olhos, e pálpebras coladas (eventos revertidos após a retirada do medicamento); conjuntiva (canto do olho), com duração de uma semana; e vermelhidão distinta da conjuntiva e córnea, com duração de três a quatro dias. Reações adversas oculares incluem: edema conjuntival; irritação ocular; dor nos olhos; prurido ocular; aumento do lacrimejamento; desconforto ocular; hiperemia precoce; edema periorbital; sensação de olho pegajoso e visão turva. Reações adversas não oculares: hipersensibilidade e dermatite de contato. As reações seguintes são conhecidas devido a conservantes: distúrbios oculares; eczema das pálpebras; conjuntivite papilar gigante; ceratite pontual superficial. Não existem registros de alterações de exames laboratoriais.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não existem registros de casos de superdosagem. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.