O clonixinato de lisina + cloridrato de ciclobenzaprina é indicado para o tratamento da dor de origem musculoesquelética, principalmente quando acompanhada de contratura muscular, como ocorre nos quadros associados ao período pós-operatório, lombalgia (dor na região lombar), cervicobraquialgia (dor no pescoço que irradia para o braço), fibromialgia (dores prolongadas no corpo) e torcicolo (enrijecimento dos músculos do pescoço).
Como este medicamento funciona?
O clonixinato de lisina + cloridrato de ciclobenzaprina age como um analgésico (diminui ou interrompe a dor) e relaxante muscular. A ação analgésica é proporcionada pelo clonixinato de lisina, comprovadamente eficaz no tratamento de várias síndromes dolorosas, incluindo a dor muscular; enquanto a ação sobre os músculos esqueléticos se deve ao cloridrato de ciclobenzaprina, um agente relaxante muscular de ação central, capaz de suprimir o espasmo do músculo esquelético de origem local, sem interferir com a função muscular.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar este medicamento nas seguintes situações: se estiver usando simultaneamente inibidores da monoaminoxidase (IMAO), em caso de alguma doença no coração, em caso de hipertireoidismo, em caso de antecedentes de asma ou broncoespasmo, pólipos nasais, reações alérgicas e/ou induzidas pela administração de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs); se possuir úlcera ativa do estômago ou duodeno; se tiver tendência a ter hemorragias digestivas; se estiver amamentando; caso tenha hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula; e é contraindicado para menores de 15 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Devido à presença de ciclobenzaprina, pode ocorrer aumento dos efeitos do álcool, de barbitúricos ou outros depressors do SNC. Em pacientes com função renal diminuída, cirrose hepática e síndrome nefrótica, a administração pode causar agravamento do problema, mas com a interrupção do tratamento, o agravamento é, geralmente, reversível. O medicamento deve ser administrado com cautela em pacientes com antecedentes de úlcera péptica, gastrite ou em tratamento com anticoagulantes. Caso ocorram reações alérgicas na pele e/ou mucosas ou sintomas de úlcera péptica ou de hemorragia gastrointestinal, o tratamento deverá ser suspenso. Deve-se ter cautela nos casos de retenção urinária e glaucoma. Não se dispõe de informações sobre o uso em pacientes idosos. Estudos sobre a reprodução em animais não evidenciam alteração sobre a fertilidade ou danos ao feto, entretanto, não há estudos adequados em mulheres grávidas. A ciclobenzaprina pode diminuir a capacidade mental ou física para realizar tarefas arriscadas. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir ou operar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do medicamento clonixinato de lisina + cloridrato de ciclobenzaprina pode causar alguns efeitos indesejados. Entre os males que este medicamento pode causar, estão: reações alérgicas na pele e/ou mucosas, sintomas de úlcera péptica ou hemorragia gastrointestinal, retenção urinária e glaucoma. Além disso, o uso pode levar a um aumento dos efeitos do álcool e de outros depressivos do SNC, e pode ser contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Pacientes com função renal diminuída, cirrose hepática ou que tenham antecedentes de úlcera péptica devem ter cautela ao usar este medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento, recomenda-se suspender o tratamento e procurar imediatamente um médico para avaliação e orientação adequada, principalmente em casos de reações adversas. Esse medicamento contém clonixinato de lisina e cloridrato de ciclobenzaprina, que podem aumentar os riscos de efeitos colaterais e complicações.