Lur D12 é indicado para o alívio dos sintomas nasais e não nasais da rinite alérgica sazonal ou intermitente, incluindo a congestão nasal, em adultos e crianças a partir de 12 anos de idade.
Como este medicamento funciona?
Lur D12 é uma combinação de dois medicamentos: um anti-histamínico e um descongestionante. O anti-histamínico ajuda a reduzir os sintomas alérgicos impedindo os efeitos de uma substância chamada histamina, que é produzida pelo corpo. O descongestionante ajuda a diminuir a congestão nasal.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes hipersensíveis a qualquer um dos seus componentes ou à loratadina. Devido ao seu componente pseudoefedrina, é contraindicado para pacientes com glaucoma de ângulo fechado ou retenção urinária, pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase (MAO), aqueles com hipertensão grave ou não controlada, doença ou insuficiência renal aguda grave ou crônica, doença arterial coronariana grave, e para aqueles que apresentam hipersensibilidade a agentes adrenérgicos ou a outros medicamentos de estruturas químicas semelhantes.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Lur D12 deve ser utilizado com cautela em pacientes com comprometimento hepático e comprometimento renal. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, e não deve ser usado por mulheres que estejam amamentando, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Não é recomendado para pacientes com menos de 12 anos de idade e deve ser utilizado com cuidado por pacientes idosos ou com hipertensão, diabetes melito, doença cardíaca isquêmica, entre outras condições. O tratamento deve ser descontinuado em caso de hipertensão, taquicardia, palpitação, arritmia cardíaca, ou qualquer outro sinal neurológico. Reações cutâneas graves podem ocorrer com produtos contendo pseudoefedrina. A administração deve ser cuidadosamente monitorada devido à possibilidade de convulsões e síndrome de encefalopatia posterior reversível (PRES).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), protegido da umidade e da luz. Não utilize o medicamento após o prazo de validade indicado na embalagem.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento LUR D12 pode causar efeitos colaterais como hipertensão, taquicardia, palpitação, aritmia cardíaca, náuseas, convulsões, e pode levar a um aumento do risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. É importante descontinuar o uso do medicamento em caso de sintomas neurológicos como cefaleia ou aumento da mesma. Além disso, pode ocorrer síndrome de encefalopatia posterior reversível (PRES) e síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR) se surgirem sinais ou sintomas relacionados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de LUR D12, devem procurar orientação médica imediatamente. O uso excessivo de pseudoefedrina pode levar a sintomas como hipertensão, taquicardia, palpitação ou arrítmias cardíacas. Também é importante monitorar para sinais e sintomas de síndrome de encefalopatia posterior reversível (PRES) ou síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR), que incluem dor de cabeça intensa, náuseas e distúrbios visuais.