• Home
  • Bulas
  • Lyndaveluno Cetato De Medroxiprogesterona 25mg Cipionato De Estradiol 5MG Susp Injetavel 05ml

Lyndaveluno Cetato De Medroxiprogesterona 25mg Cipionato De Estradiol 5MG Susp Injetavel 05ml

  • Fabricante: Hemafarma com E IND Farmaceutica Ltda - 30332829000152
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Medroxiprogesterona,Cipionato De Estradiol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    LyndavelUno é indicado como anticoncepcional. É um anticoncepcional hormonal injetável que deve ser utilizado 1 vez ao mês para prevenir a gravidez.

  • Como este medicamento funciona?

    LyndavelUno é um anticoncepcional hormonal injetável que deve ser utilizado 1 vez ao mês para prevenir a gravidez. Cada ampola de LyndavelUno contém uma combinação de dois hormônios femininos, o cipionato de estradiol (estrogênio) e o acetato de medroxiprogesterona (progestógeno), que conferem uma efetiva ação contraceptiva e poucos efeitos secundários androgênios, como aumento de peso, acne e surgimento de pêlos no rosto. O principal mecanismo de ação dos componentes combinados é o de suspender a ovulação, garantindo a ação contraceptiva desde o primeiro dia da aplicação.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    LyndavelUno não deve ser usado se ocorrer uma das condições descritas: história de ataque cardíaco ou derrame (acidente vascular encefálico); história de coágulos sanguíneos nas pernas (tromboflebites), nos pulmões (embolia pulmonar) ou olhos; história de coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas (trombose venosa profunda); hipertensão moderada ou severa; dor no peito (angina pectoris); história ou suspeita de câncer de mama, útero ou vagina; presença de sangramento vaginal inexplicável; história de icterícia durante uma gravidez ou uso anterior de um contraceptivo hormonal; presença ou antecedente de tumor no fígado (maligno ou benigno); história de pancreatite; suspeita de gravidez; alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Se algum fato descrito ocorrer quando se utiliza o contraceptivo pela primeira vez, deve-se procurar imediatamente o médico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de anticoncepcional hormonal requer cuidadosa supervisão médica na presença das condições descritas abaixo, as quais devem ser comunicadas ao médico antes de iniciar o uso de LyndavelUno: • epilepsia; • diabetes; • enxaqueca; • ocorrência ou história de depressão severa; • mulheres com mais de 35 anos de idade e que fumam mais de 15 cigarros por dia. Os efeitos colaterais cardiovasculares dos anticoncepcionais aumentam com o uso de cigarros. Se algum fato descrito acima ocorrer ou agravar quando se utiliza anticoncepcional pela primeira vez, consulte o seu médico. As mulheres fumantes que usam anticoncepcionais hormonais têm maior possibilidade de desenvolver coágulos sanguíneos e maior risco de derrame cerebral ou ataque cardíaco. Esses coágulos ocorrem particularmente nas pernas. As usuárias de anticoncepcionais hormonais que por doença ou cirurgia são submetidas a repouso prolongado, apresentam maiores riscos de formarem coágulos sanguíneos e provavelmente maiores riscos que as não usuárias de desenvolverem doença da vesícula biliar. As mulheres que usam anticoncepcionais hormonais por longos períodos podem, muito raramente, desenvolver tumor benigno de fígado. Até o presente momento não existe evidência confirmada que os anticoncepcionais hormonais aumentem o risco de câncer de órgãos do aparelho reprodutor. Algumas mulheres que usam contraceptivos hormonais, relataram depressão ou humor com tendência depressiva. A depressão pode ser grave e às vezes pode levar a pensamentos suicidas. Se você experimentar alterações de

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    LyndavelUno deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    LyndavelUno é um anticoncepcional injetável de aplicação mensal, apresentado em uma pequena ampola transparente. Antes de proceder a aplicação, agite a ampola para tornar o conteúdo homogêneo. Romper a ampola, extrair o conteúdo e eliminar as bolhas de ar. Aplicar 0,5 mL do conteúdo da ampola de LyndavelUno profundamente no músculo, de preferência na região glútea, utilizando agulha 30 x 7. A correta aplicação de LyndavelUno é fundamental para garantir sua eficácia contraceptiva. Evite comprimir o local após a aplicação de LyndavelUno. Posologia: Usando LyndavelUno pela primeira vez ou quando nenhum outro contraceptivo hormonal foi utilizado no mês anterior, a aplicação deve ocorrer entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual. As próximas aplicações deverão ocorrer independentes de menstruação, sempre no mesmo dia de cada mês ou entre o 27º e o 33º dia após a aplicação anterior. Neste caso, aconselha-se utilizar o auxílio de um calendário.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar LYNDAVELUNO, é recomendado que a aplicação ocorra entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, contando o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo. As próximas aplicações devem ocorrer sempre no mesmo dia de cada mês, ou entre o 27º e o 33º dia após a aplicação anterior. Recomenda-se utilizar o auxílio de um calendário para que não haja erro na contagem dos dias.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de LYNDAVELUNO pode causar efeitos colaterais como aumento de peso, acne, surgimento de pêlos no rosto e depressão. Também pode resultar em sangramentos intermenstruais severos e interrupção da menstruação. Em mulheres com mais de 35 anos que fumam mais de 15 cigarros por dia, há maior possibilidade de desenvolver coágulos sanguíneos e risco de derrame cerebral ou ataque cardíaco. É importante que sintomas como mudanças de humor e pensamentos suicidas sejam comunicados ao médico, assim como reações alérgicas na pele se apresentadas.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.