O maleato de timolol foi prescrito para reduzir o aumento da pressão ocular no tratamento de glaucoma e/ou hipertensão ocular. A pressão ocular elevada pode comprometer o nervo óptico, resultando em deterioração da visão e possível cegueira.
Como este medicamento funciona?
O maleato de timolol é um medicamento oftálmico beta-bloqueador que diminui a pressão intraocular. O mecanismo de ação preciso de maleato de timolol na diminuição da pressão intraocular não está claramente estabelecido. A ação do maleato de timolol geralmente tem início rápido, ocorrendo aproximadamente 20 minutos após a aplicação tópica no olho.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar maleato de timolol se: - tem ou teve certos problemas respiratórios graves, como asma; - tem doença pulmonar obstrutiva crônica; - tem alguns tipos de doenças cardíacas (como batimentos cardíacos lentos ou irregulares); - for alérgico a qualquer um de seus ingredientes. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que esteja apresentando ou tenha apresentado, incluindo: problemas cardíacos (como doença coronariana, insuficiência cardíaca ou pressão sanguínea baixa); distúrbios de frequência cardíaca (como batimentos cardíacos irregulares ou lentos); problemas de má circulação sanguínea (como a síndrome de Raynaud); problemas pulmonares ou respiratórios (como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica); diabetes ou outros problemas relacionados ao açúcar sanguíneo; doença da tireoide. Informe ao seu médico que você está usando maleato de timolol antes de realizar uma cirurgia, pois ele pode alterar os efeitos de alguns medicamentos durante a anestesia. Informe também se você tem alergia a qualquer medicamento. Se suspeitar que maleato de timolol está causando reação alérgica, interrompa o tratamento e entre em contato com seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para usar o maleato de timolol, siga estas instruções: Não deixe que a ponta do frasco toque o(s) olho(s) ou as áreas ao redor, pois isso pode causar contaminação. 1. Abra o frasco girando a tampa. 2. Incline sua cabeça para trás e puxe a pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a pálpebra e o olho. 3. Inverta o frasco e pressione levemente até que uma única gota seja dispensada no olho. 4. Após o uso, pressione o canto do olho próximo ao nariz por 2 minutos para manter o medicamento no olho. 5. Repita o processo para o outro olho, se recomendado. 6. Recoloque a tampa após o uso. A dose usual inicial é de uma gota de maleato de timolol no(s) olho(s) afetado(s) pela manhã e à noite.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use maleato de timolol conforme prescrito pelo seu médico. Se você se esquecer de aplicar uma doses, aplique-a assim que possível; no entanto, se já estiver perto do horário da próxima doses, ignore a doses esquecida e volte ao esquema posológico regular. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Você pode apresentar irritação ocular, incluindo queimação e pontadas, ressecamento e vermelhidão dos olhos ou alterações da visão, tais como visão dupla. Além disso, os seguintes efeitos adversos podem ocorrer: zumbido, dor de cabeça, cansaço, tontura, depressão, insônia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?