Marevan 25mg com 60 Comprimidos

  • Fabricante: Farmoquímica S/A - 33349473000158
  • Categoria: Trombose e Varizes
  • Princípio ativo: Varfarina Sodica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Marevan ® é indicado para a prevenção primária e secundária do tromboembolismo venoso (formação de trombos ou coágulos de sangue dentro de uma veia), na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial e na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC, derrame), do infarto agudo do miocárdio e da recorrência do infarto. Os anticoagulantes orais também estão indicados na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com doença valvular cardíaca.

  • Como este medicamento funciona?

    A varfarina sódica, princípio ativo de MAREVAN, é um anticoagulante que age na inibição dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K. O objetivo da terapia com anticoagulante é reduzir a capacidade de coagulação do sangue, de modo a evitar a trombose e, ao mesmo tempo, evitar a ocorrência de sangramento espontâneo. A varfarina é rápida e completamente absorvida após a administração oral de MAREVAN, e seu início de ação anticoagulante ocorre somente 24 a 72 horas após a administração oral, com efeito máximo em 72 a 96 horas. A duração da ação de uma única dose de MAREVAN é de 2 a 5 dias.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar MAREVAN ® nas seguintes situações:
    • primeiras 24 horas antes ou após cirurgia ou parto;
    gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, devido à possibilidade de má-formação fetal;
    aborto incompleto;
    doenças hepáticas ou renais graves;
    hemorragias;
    hipertensão arterial grave não controlada;
    endocardite bacteriana;
    aneurisma cerebral ou aórtico;
    hemofilia;
    doença ulcerativa ativa do trato gastrointestinal;
    feridas ulcerativas abertas;
    hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar este medicamento, você deve saber que Marevan ® não deve ser administrado a pacientes com sangramento ativo e aqueles com risco de hemorragia. É importante ter cautela especial em idosos e pacientes com deficiência de vitamina K ou hipertireoidismo. Complicações hemorrágicas graves exigem a interrupção imediata do uso. O médico deve monitorar a atividade anticoagulante caso haja suspeita de alteração do efeito de Marevan ®, assim como em casos de perda ou ganho de peso. Em caso de indisposição ou sintomas desconhecidos, entre em contato com seu médico. Para a concentração de 2,5 mg, o medicamento contém amarelo quinoleína, que pode causar reações alérgicas. Para a concentração de 5 mg, contém vermelho ponceaux, e para 7,5 mg, corante azul FDC nº1, ambos podendo provocar reações alérgicas. A administração de varfarina em idosos deve ser realizada com cautela e monitoramento frequente. Embora não tenha sido detectada no leite humano, a varfarina pode ter efeitos indesejados em lactentes, e é aconselhável informar ao médico se você estiver amamentando.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    MAREVAN ® é indicado para a prevenção primária e secundária do tromboembolismo venoso, na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial, e na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) e do infarto agudo do miocárdio. A varfarina sódica, princípio ativo de Marevan ®, deve ser administrada por via oral, e seu início de ação anticoagulante se verifica entre 24 a 72 horas após a administração. O efeito anticoagulante máximo pode ocorrer em 72 a 96 horas, e a duração da ação de uma única dose é de 2 a 5 dias.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Este medicamento pode causar hemorragias, especialmente em pacientes com risco de hemorragia ativa. A administração de MAREVAN é contraindicada em situações como doenças hepáticas ou renais graves, hipertensão arterial grave não controlada, hemofilia, doença ulcerativa ativa do trato gastrointestinal, e hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, se administrado no primeiro trimestre da gravidez, pode causar má-formação fetal, enquanto o uso em estágios mais avançados está associado à hemorragia fetal e aumento na taxa de aborto.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de MAREVAN, o paciente deve interromper imediatamente a administração do medicamento e entrar em contato com o médico para que sejam tomadas as devidas medidas, principalmente se ocorrerem complicações hemorrágicas graves.