Maxidex Colirio 5ML

  • Fabricante: Novartis Biociencias S.A - 56994502000130
  • Categoria: Olhos
  • Princípio ativo: Dexametasona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    MAXIDEX ® é indicado em condições inflamatórias da conjuntiva palpebral e bulbar, córnea e segmento anterior do globo. Pode ser usado para suprimir a reação ao enxerto após ceratoplastia (cirurgia na córnea).

  • Como este medicamento funciona?

    A dexametasona é um corticosteroide que inibe a resposta inflamatória causada por agentes de natureza mecânica, química ou imunológica.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você também não deve usar este medicamento se você achar que tiver infecções bacterianas agudas não tratadas do olho, ceratite (inflamação da córnea) por herpes simples, varíola, varicela, herpes zoster e outras infecções virais da córnea e conjuntiva, doenças fúngicas nos olhos ou infecção ocular parasitária não tratada e tuberculose dos olhos. Este medicamento é contraindicado para pessoas que tenham sensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso prolongado de corticosteroides oftálmicos pode resultar em hipertensão ocul ar e/ou glaucoma, além de lesões no nervo óptico, redução na acuidade visual e defeitos nos campos visuais, assim como a formação de catarata subcapsular posterior. É importante verificar a pressão intraocular periodicamente, especialmente em pacientes pediátricos, uma vez que o risco de hipertensão ocular induzida por corticosteroides pode ser maior em crianças. O medicamento não está aprovado para uso em pacientes pediátricos. Além disso, o risco de aumento da pressão intraocular e/ou formação de cataratas é maior em pacientes predispostos, como aqueles com diabetes. O uso de lentes de contato é desaconselhado durante o tratamento. Deve-se ter cautela em caso de infecções, pois os corticosteroides podem mascarar sinais clínicos e retardar a cicatrização de feridas da córnea.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 a 30°C). Manter o frasco na posição vertical durante seu uso e armazenamento. Manter o frasco bem fechado. Medicamento deve ser imediatamente devolvido à caixa após a administração. Após aberto, válido por 28 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize o medicamento MAXIDEX ® caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco. Agitar bem antes de usar. Se uma gota cair fora do olho, tente novamente. Após aplicação do colírio, mantenha a pálpebra fechada, enquanto simultaneamente aplica uma leve pressão no canal lacrimal com um dedo para limitar a quantidade de medicamento que entrará no sangue. O medicamento já vem pronto para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso prolongado de corticosteróides oftálmicos pode resultar em hipertensão ocular e/ou glaucoma, com lesões no nervo óptico, redução na acuidade visual, defeitos nos campos visuais e formação de catarata subcapsular posterior. Também pode ocorrer desenvolvimento da síndrome de Cushing e/ou supressão da função da glândula adrenal associada à absorção sistêmica de dexametasona. Os corticosteroides possuem o potencial de reduzir a resistência e ajudar no estabelecimento de infecções bacterianas, virais, fúngicas ou parasitárias, além de mascarar os sinais clínicos de infecção. O uso de lentes de contato é desencorajado, pois o cloreto de benzalcônio presente pode causar irritação ocular.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.