Maxiflox D suspensão oftálmica é indicado em infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis, quando for necessária a ação anti-inflamatória da dexametasona, blefarites, blefaroconjuntivites e conjuntivites causadas por germes sensíveis, incluindo Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pneumoniae.
Como este medicamento funciona?
A suspensão oftálmica MAXIFLOX® D contém cloridrato de ciprofloxacino e dexametasona e é indicada para o tratamento de infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis, especialmente em casos que requerem a ação anti-inflamatória da dexametasona. O ciprofloxacino atua como um agente antibacteriano por meio da inibição da DNA girase, resultando na morte celular das bactérias. Já a dexametasona exerce sua atividade anti-inflamatória através do inibimento de citocinas inflamatórias.
Quando não devo usar este medicamento?
Maxiflox D não deve ser utilizado em pacientes que apresentem hipersensibilidade ao cloridrato de ciprofloxacino, à dexametasona ou a qualquer um dos excipientes da formulação. Também é contraindicado na presença de infecções oculares virais ou fúngicas, tuberculose ocular ou hemorragias oculares.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de MAXIFLOX D é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao cloridrato de ciprofloxacino, à dexametasona ou a qualquer um dos excipientes da fórmula. Recomenda-se cautela na utilização em pacientes com infecções oculares causadas por microrganismos não suscetíveis ao ciprofloxacino. O uso prolongado pode resultar em infecções secundárias e é aconselhável monitorar a pressão intraocular em pacientes com glaucoma. Não é recomendado o uso simultâneo com lentes de contato. A administração do produto pode causar irritação e vermelhidão ocular.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de MAXIFLOX D, que contém cloridrato de ciprofloxacino e dexametasona, é importante buscar orientação médica imediatamente. O uso excessivo pode aumentar o risco de efeitos adversos e complicações relacionadas à medicação.