Mec 12 ( mecobalamina ) 1.000 mcg, comprimidos sublinguais está indicado para a prevenção e tratamento da deficiência de vitamina B12 que, quando não tratada, poderá causar complicações neurológicas e hematológicas.
Como este medicamento funciona?
A vitamina B12 ou mecobalamina atua como cofator (elemento químico necessário para a realização de algumas funções enzimáticas), sendo essencial para manter o revestimento protetor ao redor dos nervos (bainha de mielina). Além disso, desempenha uma função essencial na produção de DNA e RNA, material genético contido nas células. Os níveis sanguíneos de B12 tornam-se disponíveis em 15 minutos após a administração e permanecem elevados nas 24 horas após a administração oral.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso pediátrico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A vitamina B12 pode mascarar uma deficiência de ácido fólico. Os dados disponíveis sobre a vitamina B12 em mulheres grávidas são limitados para informar um risco associado ao medicamento, dado que não foram realizados estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. No entanto, a vitamina B12 é uma vitamina essencial e as necessidades são aumentadas durante a gravidez. Este medicamento apresenta categoria de risco C e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. A vitamina B12 pode ser excretada no leite materno, mas a segurança do uso durante a lactação não é conhecida, e também não deve ser utilizada sem orientação médica. A segurança e a eficácia não foram estabelecidas em pacientes pediátricos. Recomenda-se a determinação da concentração plasmática de vitamina B12 antes do tratamento em pacientes com insuficiência renal ou hepática e o ajuste de dose se necessário. Interações medicamentosas com antibióticos, metformina, entre outros, podem diminuir a absorção de mecobalamina. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista sobre o uso de outros medicamentos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento deve ser utilizado por via sublingual. Para isso, deve-se colocar um comprimido de MEC 12 (mecobalamina) 1.000 mcg abaixo da língua e permanecer com a boca fechada. Não deve ser engolido e não deve ser mastigado, até que ocorra a dissolução completa do medicamento. Recomenda-se a utilização de até 2 comprimidos ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar. Não exceda a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Reações gastrointestinais como perda de apetite, náusea e vômitos. Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): rash cutâneo (manchas avermelhadas na pele).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não se tem conhecimento de uso abusivo de Mec 12 (mecobalamina). No entanto, uma dose muito alta de mecobalamina pode causar coágulos sanguíneos, diarreia, parestesia, rinite, ataxia, prurido e reações alérgicas. Caso uma superdosagem seja observada, a eliminação se dá em grande parte por via urinária, devendo-se procurar socorro médico imediato, para que ele possa tomar medidas gerais sintomáticas e de suporte. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.