MECICLIN é indicado para o tratamento de infecções sensíveis às tetraciclinas. Na dermatologia, o produto é indicado para o tratamento da acne vulgar e da rosácea, associado ou não ao tratamento tópico específico.
Como este medicamento funciona?
MECICLIN é um antibiótico eficaz contra micro-organismos sensíveis. Os sinais e sintomas da infecção devem melhorar progressivamente, com o decorrer do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
MECICLIN não deve ser utilizado se você for alérgico à limeciclina, às tetraciclinas ou a qualquer outro componente do medicamento. Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos de idade, devido ao risco de manchas nos dentes ou defeitos no esmalte dos dentes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Não use durante o período de amamentação. Uso contraindicado no aleitamento ou na doação de leite humano. Este medicamento está contraindicado durante o tratamento com retinoides orais. Este produto contém amarelo de tartrazina, que pode causar reações alérgicas, como a asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Para evitar o risco de irritação ou úlceras do esôfago, você deve tomar o produto com bastante água. Informe ao médico se você tiver doenças no fígado ou rins. O uso excessivo pode causar problemas no fígado (hepatotoxicidade). Evite a exposição direta ao sol ou a lâmpadas de bronzeamento (luz ultravioleta) e interrompa o uso do produto se você apresentar vermelhidão na pele. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. A limeciclina pode provocar resultados falso-positivos de glicose na urina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Informe ao médico se você estiver fazendo tratamento com lítio, pois este medicamento pode aumentar os níveis de lítio no sangue. Não tome MECICLIN junto com antiácidos contendo alumínio, cálcio ou magnésio e medicamentos contendo ferro, carvão ativado, colestiramina, quelatos de bismuto e sucralfato, pois estes medicamentos podem reduzir a eficácia da limeciclina. Este medicamento não deve ser utilizado junto com retinoides orais ou vitamina A em grande quantidade (acima de 10.000 UI/dia) devido ao risco de aumento da pressão craniana (hipertensão intracraniana). O uso de metoxiflurano em combinação com MECICLIN
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A cápsula deve ser tomada com um copo de água, ou outro líquido. A dose e duração do tratamento devem ser estabelecidas pelo médico. No tratamento da acne e da rosácea, a dose usual é de 300 mg por dia ou 150 mg pela manhã e 150 mg à noite, durante 12 semanas. A critério médico, pode-se iniciar o tratamento com 300 mg por dia durante 10 a 15 dias e então, reduzir a dose para 150 mg por dia, ou 300 mg em dias alternados. Outras infecções: a posologia habitual é de 600 mg por dia. Pacientes idosos: uso sob acompanhamento médico, não sendo necessário alterar a posologia. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar o medicamento, tome assim que você se lembrar. No dia seguinte, volte ao esquema normal de tratamento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os efeitos mais comuns (≥ 1/100 a ≤ 1/10) são cefaleia e distúrbios gastrintestinais, tais como náusea, dor abdominal e diarreia. Outros efeitos que podem ocorrer (mas não se conhece qual a frequência) incluem neutropenia, trombocitopenia, perturbação visual, glossite, enterocolite, vômito, epigastralgia, pirexia, icterícia, hepatite, hipersensibilidade, urticária, edema angioneurótico, reação anafilática, transaminases aumentadas e fosfatase alcalina no sangue.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de MECICLIN pode causar problemas no fígado (hepatotoxicidade). É importante informar ao médico sobre qualquer reação indesejável que ocorra e evitar o uso do medicamento sem a supervisão de um profissional de saúde.